Violência

PMs são afastados depois de pisar em pescoço de mulher negra em São Paulo

Agentes responderão a inquérito

Por Deutsche Welle 13/07/2020 17h05
PMs são afastados depois de pisar em pescoço de mulher negra em São Paulo
PMs são afastados depois de pisar em pescoço de mulher negra em São Paulo - Foto: Reprodução

Policiais militares que foram filmados agredindo uma mulher em Parelheiros, na zona sul de São Paulo, foram afastados de suas funções. O governador do Estado, João Doria (PSDB), declarou nesta 2ª feira (13.jul.2020) que as cenas “causam repulsa” e que é “inaceitável a conduta de alguns policiais“.

O vídeo mostra 1 dos policiais pisando no pescoço de uma comerciante negra para imobilizá-la. Em seguida, a mulher de 51 anos é algemada e arrastada pelo asfalto até a calçada. Ela conta que desmaiou 4 vezes durante a ação.

A operação ocorreu no dia 30 de maio, após os policiais terem sido acionados por uma reclamação sobre o som alto de 1 carro estacionado nas imediações de 1 bar. Na data, bares e restaurantes eram proibidos de abrir na capital paulista.

Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, a comerciante disse que estava trabalhando no seu bar quando viu 1 policial batendo num amigo seu. Ela foi empurrada, levou 3 socos e teve a tíbia quebrada após levar uma rasteira. “Ele me bateu, e quanto mais eu me debatia, mais ele apertava a botina no meu pescoço“, disse a vítima, que não quis se identificar por temer represálias. Essa parte da agressão não aparece no vídeo.