Justiça

Promotoras de justiça visitam bases comunitárias do Benedito Bentes e Vergel do Lago

O objetivo foi conferir a estrutura de cada uma das unidades

Por Ascom MPAL 14/07/2020 14h02
Promotoras de justiça visitam bases comunitárias do Benedito Bentes e Vergel do Lago
Promotoras de justiça visitam bases comunitárias do Benedito Bentes e Vergel do Lago - Foto: Ascom MPAL

O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) fez uma visita institucional, nessa segunda-feira (13), às bases comunitárias de segurança da Polícia Militar localizadas no bairro do Vergel do Lago e no complexo do Benedito Bentes. O objetivo foi conferir a estrutura de cada uma das unidades para que o órgão ministerial possa atuar no sentido de cobrar melhorias para o melhor desempenho das atividades da PM. 

A visita foi feita pelas promotoras de justiça Karla Padilha e Alexandra Beurlen, das 61ª e 11ª Promotorias de Justiça da capital, que atuam na defesa da segurança pública, com atribuições judiciais e extrajudiciais de controle externo da atividade policial, e na apuração de atos infracionais, de infrações administrativas e de atuação judicial em irregularidades relacionadas às entidades de atendimento. 

A primeira fiscalização ocorreu na base comunitária instalada no Conjunto Carminha, que fica no Benedito Bentes. “Essa é uma região que nos preocupa bastante porque é do Benedito Bentes que vem a maior parte dos autores de atos infracionais em Maceió. Em sua grande maioria, são adolescentes que praticam roubos e tráfico de drogas. Ou seja, se temos uma Polícia Militar atuante, com boa relação com a comunidade e preparada para lidar com esse tipo de público, podemos ter a esperança de que os números negativos de ocorrência reduzam”, afirmou Alexandra Beurlen. 

Durante todo o tempo, as promotoras de justiça foram acompanhadas pelo comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Wagner Coutinho, e pelo chefe de Prevenção da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), major Iran Rêgo. 

“Essa base comunitária evidencia a dedicação hercúlea de policiais que, sem a estrutura de trabalho necessária e com poucos homens, tentam manter uma aproximação com os moradores do bairro que, diga-se de passagem, enfrenta graves problemas estruturais de omissão estatal, como falta de escolas, de atividades esportivas e de lazer, ausência de aprendizagem profissionalizante e de oferta de empregos, além de uma grande carência nas áreas de assistência social e saúde”, detalhou Karla Padilha.

Vergel do Lago 

Já a segunda unidade militar visitada foi a base comunitária do Vergel do Lago. Lá, as promotoras também conheceram as instalações do prédio e a realidade local da comunidade atendida pelo policiamento de proximidade.

As unidades visitadas fazem parte do 1º e 5º Batalhões da Polícia Militar de Alagoas e, em ambas as visitas, os comandantes das bases comunitárias apresentaram as atividades que são desenvolvidas pelas guarnições, além de terem, ainda, exposto os desafios enfrentados para desenvolver a filosofia de Polícia Comunitária.

“Sabemos que ainda há muito o que se fazer para assegurar que o Estado preste um serviço de segurança pública real e efetivo. Mas, finalizamos esse trabalho felizes porque percebemos que uma boa parceria está sendo estabelecida com a Polícia Militar. Estamos falando a mesma linguagem porque sabemos que a polícia comunitária é uma proposta de prevenção à prática de crimes e atos infracionais”, disse Alexandra Beurlen.