Maceió

Primeira semana da reabertura do comércio na capital foi positiva, avalia presidente da Associação Comercial

Kennedy Calheiros relembrou que as pessoas devem ter cautela ao saírem de casa

Por 7Segundos 14/07/2020 18h06
Primeira semana da reabertura do comércio na capital foi positiva, avalia presidente da Associação Comercial
Kennedy Calheiros, Presidente da Associação Comercial - Foto: Reprodução/Associação Comercial

Em entrevista ao Programa Na mira da Notícia, na 96 FM, o presidente da Associação Comercial de Maceió, Kennedy Calheiros, avaliou como positiva a primeira semana de reabertura do comércio na capital alagoana. Segundo ele, Maceió avança para a reabertura dos Shoppings e comércios de bairro. 

"Passamos 116 dias fechados e algumas lojas ainda não puderam reabrir. Nós esperávamos que tivesse esse movimento mais intenso na reabertura, mas estamos tendo todo o cuidado necessário. Temos que fazer ações para que as empresas se mantenham vivas, mas mantendo todos os protocolos, para que os clientes não tenham medo de ir ao estabelecimento e fazerem suas compras. A Saúde tem que vir em primeiro lugar, por isso temos que frequentar esses locais com cautela, para que entremos novo normal e possamos retornar e gerar novos empregos", afirmou Kennedy Calheiros.

Sobre empresas que fecharam em Alagoas, o presidente da Associação Comercial comentou que ainda não tem um número total, mas que um estudo está sendo feito para avaliar os impactos. Ele comentou ainda que a pandemia dificultou a reabertura de algumas empresas e que estamos enfrentando uma crise econômica, que poderia estar muito pior se não fossem os auxílios emergenciais dados pelo Governo Federal. 

Kennedy Calheiros citou ainda que 92% das empresas de Alagoas pertecem ao Simples, ou seja, são micro e pequenas empresas. Uma grande parte dos comerciantes não estavam conseguindo ajuda financeira de Bancos, como acesso à créditos e capital de giro. "Essas pessoas precisam de recursos para continuar com suas empresas funcionando. O Banco do Nordeste nos ajudou nesse sentido, colocando os pagamentos para janeiro. A Caixa Econômica e o Banco do Brasil também vem nos ajudando. Essa semana, o Governo Federal vai colocar mais 39 bilhões no Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), chegando ao total de 52 bilhões. Os associados que precisarem de ajuda podem entrar em contato com a Associação Comercial, que nós ajudaremos a organizar as documentações para dar entrada nas linhas de crédito", citou. 

Sobre a reabertura dos Shoppings e comércios de bairro, Kennedy Calheiros comentou que os números atuais de transmissão e recuperados estão favoráveis para a retomada. "Nossas UTIs estão com menos de 75% de ocupação, Hospitais de Campanha vão começar a ser desmontados. Tivemos sorte que as obras de Hospitais como o Metropolitano estavam adiantas e foram inauguradas à tempo de evitar um colapso. O cenário está favorecendo um novo normal, mas com segurança e preocupação para evitar aglomerações, especialmente nos comércios de bairro. Além disso, com os Shoppings reabertos, desafogaremos o Comércio de Maceió. Mas peço que a população ao sair tome os cuidados, não leve familiares, se a loja estiver cheia, volte outra hora, pois não podemos dar chance ao vírus. Com todos os cuidados, voltaremos ao normal", finalizou.