Economia

Ministro da Economia confirma concessão da Casal para setembro

Paulo Guedes citou a empresa alagoana durante cerimônia em Brasília

Por Marcos Filipe Sousa 15/07/2020 16h04
Ministro da Economia confirma concessão da Casal para setembro
Paulo Guedes citou a empresa alagoana durante cerimônia em Brasília - Foto: Reprodução/ TV Brasil

Durante sanção do Marco do Saneamento, em Brasília, nesta quarta-feira (15), o ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou para setembro a concessão da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

A empresa alagoana foi citada durante o agradecimento ao Congresso Nacional e quais seriam os primeiros passos após a sanção presidencial. “O Marco do Saneamento Básico destrava a primeira grande onda de investimentos. Primeiro saneamento depois cabotagem, setor elétrico, gás natural, petróleo, ou seja, nós vamos retomar o crescimento, destravando os investimentos".

Os próximos passos, segundo o ministro é a área de gás natural, petróleo e cabotagem.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ficará responsável pelo processo de concessão da Casal.

O vencedor do leilão ficará responsável pelo fornecimento de água e esgotamento sanitário da Região Metropolitana de Maceió, formada por uma população de 1,5 milhão de habitantes.

O Banco atuará na estruturação de projetos que visem atrair a parceria privada, identificando oportunidades e conduzindo o processo, desde a fase de estudos e modelagem até a assinatura do contrato de desestatização entre o governo e o parceiro privado.

O plano de privatização estabelece investimentos de R$ 2,5 bilhões pela empresa vencedora do leilão, que ficará responsável pela universalização, em seis anos, dos serviços de abastecimento de água e, em 16 anos, do esgotamento sanitário - coleta, tratamento e disposição final dos resíduos.