Alagoas

Profissionais de educação física pedem reabertura de academias

Entidade não descarta a hipótese de ajuizar uma ação judicial

Por 7Segundos 15/07/2020 16h04
Profissionais de educação física pedem reabertura de academias
Entidade não descarta a hipótese de ajuizar uma ação judicial - Foto: Pinterest

Maceió e a região metropolitana, além de cidades do norte do Estado avançam nas flexibilização da reabertura das atividades econômicas nos próximos dias e um novo setor resolveu se manifestar para pedir que as academias entrem nas próximas fases.

O Conselho Regional de Educação Física de Alagoas através de nota divulgada, informou que discordam com a decisão de não iniciar uma flexibilização para academias, centros de treinamento, boxes, estúdios e demais espaços similares.

“Estamos desde abril em tentativa de conversa com o Governo do Estado, apresentando propostas para retomada das atividades das academias através de ofícios enviados juntamente com Notas Técnicas com medidas e protocolos de segurança para as academias, que, em alguns casos se mostravam inclusive mais rígidas que as normativas tomadas por órgãos e Grupos de Trabalho municipais e estadual do nosso Estado”, traz o texto.

Também informaram que não descartam a hipótese de ajuizar uma ação, visando à retomada do segmento.

Leia o texto completo:

“Na coletiva concedida pelo Governador Renan Filho nesta última terça-feira, 14 de julho, o mesmo relatou que Academias seriam espaços que ainda não estariam inseridos na fase amarela, em comparação com a reabertura de bares e restaurantes, após indagação feita pelo Jornalista Tony Medeiros.

Afirma o Governador Renan Filho, que por serem locais que geralmente são fechados com Ar Condicionado, onde as pessoas transpiram, espirram, tossem, ficam ofegantes, há uma dificuldade nesse processo, e, conseqüentemente, através de estudos realizados por sua equipe técnica, tomou a decisão de que a reabertura das academias deve ocorrer em uma outra fase.

O CREF19/AL inicialmente se manifesta informando que toda e qualquer decisão administrativa tomada por gestores públicos seja na esfera municipal, estadual ou federal, devem ser cumpridas. Não somos a favor de descumprimento de determinações legais.

No entanto, não podemos deixar de discordar da decisão de não iniciar uma flexibilização no tocante a realizar a reabertura gradual de academias, centros de treinamento, boxes, estúdios e demais espaços similares.

Estamos desde abril em tentativa de conversa com o Governo do Estado, apresentando propostas para retomada das atividades das academias através de ofícios enviados juntamente com Notas Técnicas com medidas e protocolos de segurança para as academias, que, em alguns casos se mostravam INCLUSIVE MAIS RÍGIDAS que as normativas tomadas por órgãos e Grupos de Trabalho municipais e estadual do nosso Estado.

Entendemos sim a precaução e o cuidado com que o Governador Renan Filho e toda a sua equipe de gestão vêm tendo nas medidas de enfrentamento ao COVID-19 no nosso estado, e percebemos como o próprio Governador falou que o pico em Maceió já passou, ao ser questionado em outra pergunta, sobre o estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas, que, apontava a necessidade de retorno à Fase Vermelha.

Como bem disse o Governador Renan Filho ao responder esta pergunta, pesquisas são coletadas com dados, e a depender dos dados coletados, os resultados podem variar. E, de acordo com pesquisa realizada por países que já conviveram com o pior momento da Pandemia do Novo Coronavírus (Espanha e Inglaterra), Academias que sigam protocolos sanitários possuem menor risco de infecção que bares, restaurantes e shoppings, que, obviamente terão em números totais e proporcionais aos seus espaços físicos, muito mais pessoas em aglomeração.

A educação física é Profissão reconhecidamente de Saúde desde 1997 e recentemente foi criado e incluído o Código Brasileiro de Ocupações publicou o Código Permanente do Profissional de Educação Física na Saúde (2241-40). O profissional de Educação Física é habilitado e capacitado para CUIDAR da saúde de seus clientes/alunos/beneficiários. Dessa forma, muito mais do que em bares, haverão PROFISSIONAIS DE SAÚDE que cuidarão constantemente da saúde das pessoas.

Reiteramos que não temos nenhuma objeção com a reabertura de bares e restaurantes. O lazer também é essencial para a manutenção da saúde. Mas ressaltamos que academias e similares, que são espaços de Promoção de Saúde, devem ter tratamento diferenciado, e com pessoas que irão para um espaço de sobriedade, e sem riscos para que, por algum excesso ocasionado por consumo excessivo de álcool, venham a descumprir regras impostas, como vimos em reportagens recentemente veiculadas por todo o Brasil.

Estivemos, estamos e estaremos sempre abertos ao diálogo com o Governo do Estado de Alagoas e com todas as Prefeituras para participar de grupos de trabalho para cada vez mais, contribuirmos para a melhoria da saúde da população, e principalmente, neste momento difícil, auxiliar no enfrentamento do Novo Coronavírus.

Estamos tentando sensibilizar o Governo com as informações e protocolos de Biossegurança, sempre embasados cientificamente, mas, infelizmente, não descartamos a hipótese de ajuizarmos uma ação, visando à retomada do segmento".