Política

Arthur Lira tem como missão convencer Centrão a apoiar criação de novo imposto

“Nova CPMF” teria como objetivo ampliar as ações do Bolsa Família

Por Berg Morais 15/07/2020 16h04
Arthur Lira tem como missão convencer Centrão a apoiar criação de novo imposto
Deputado Federal Arthur Lira em entrevista à CNN Brasil - Foto: Reprodução

Viabilizar no Congresso Nacional a criação de um novo imposto sobre transações financeiras para substituir a antiga CPMF. Esta é a nova missão do deputado federal Arthur Lira (Progressistas). 

A ideia do Palácio do Planalto é que o deputado alagoano, líder do Centrão, apresente o programa Renda Brasil como uma nova fonte de financiamento de programas sociais, em substituição ao Bolsa Família. 

De acordo com o Governo, o imposto a ser criado teria como função criar um super programa social, mais amplo que o próprio Bolsa Família - inclusive beneficiando as pessoas aptas a receber o auxílio emergencial. 

Mas acontece que o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM), já sinalizou não ter interesse em discutir matérias impopulares em ano eleitoral. O próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse não ser de acordo com a criação de um novo imposto. 

Enviado pelo Planalto e apadrinhado pelo ministro da Fazenda, Paulo Guedes, Arthur Lira terá de convencer os integrantes do Centrão a pressionar o presidente da Câmara dos Deputados para iniciar a discussão do projeto Renda Brasil.