Geral

Covid-19: Barreiras sanitárias no Centro atendem quase 1.700 pessoas

Além de orientar sobre o novo coronavírus, técnicos de enfermagem aferem a temperatura do público

Por Agência Alagoas 15/07/2020 08h08
Covid-19: Barreiras sanitárias no Centro atendem quase 1.700 pessoas
Temperatura é aferida durante abordagem a consumidores que passam pelo Centro de Maceió - Foto: Igor Nascimento

As seis Barreiras Sanitárias da Covid-19, instaladas no Centro de Maceió, atenderam 1.696 pessoas na primeira semana da Fase Laranja de Distanciamento Social Controlado. Além de orientar os clientes sobre o novo coronavírus, técnicos de enfermagem aferem a temperatura, que acima de 37.6 graus representa um dos indicativos de estar acometido pela doença.

Conforme balanço divulgado nessa terça-feira (14), do total de pessoas atendidas, 913 eram do sexo feminino e 783 do masculino. Dessas, 36 eram crianças na faixa etária de 0 a 13 anos e 20 eram adolescentes, com idades entre 14 e 18 anos. No decorrer da primeira semana de funcionamento das seis Barreiras Sanitárias, foram atendidos 1.108 adultos, que apresentaram idades entre 19 e 59 anos, além de 532 idosos, com 60 anos de idade ou mais.

Quatro pessoas apresentaram quadro febril e 39 foram identificadas com outros sintomas gripais nas Barreiras Sanitárias da Covid-19 do Centro de Maceió. Com isso, 43 pessoas atendidas foram encaminhadas para as Centrais de Triagem localizadas no Ginásio do Sesi e Shopping Pátio Maceió, onde foram submetidas ao teste rápido do novo coronavírus.

Funcionamento

Instaladas no último dia 3 deste mês, desde que lojas de rua de até 400m² foram autorizadas a abrir em Maceió, as seis Barreiras Sanitárias da Covid-19 atendem a população de segunda a sábado, das 9h30 às 17h. A primeira pode ser encontrada no Calçadão do Comércio, em frente às Lojas Imperador e segunda está situada próximo ao antigo Produban, em frente às Lojas Guido.

Já a terceira Barreira Sanitária, fica localizada próximo ao corredor de ônibus, em frente às Lojas Marisa. Próximo à lateral da Casa Vieira, é possível encontrar a quarta Barreira Sanitária e a quinta está situada próximo à Igreja do Livramento. Já na Rua Agerson Dantas, próximo ao Hortifruti, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) montou a sexta Barreira Sanitária.

“Além de orientar a população sobre a Covid-19, nas seis Barreiras Sanitárias prestamos informações sobre a doença e, caso sejam diagnosticadas com sinais e sintomas, fazemos o encaminhamento para as Centrais de Triagem visando realizar o teste rápido. Caso resida na parte alta da capital alagoana, irá à Central de Triagem situada no Shopping Pátio Maceió, na pista de acesso ao bairro Benedito Bentes e, se morar na parte baixa, será encaminhada à Central de Triagem localizada no Ginásio do Sesi, no bairro Trapiche”, informou a supervisora substituta das Barreiras Sanitárias, Maria Gabriela Santos.