Política

Prefeita Jeannyne Beltrão pede mobilização pela aprovação do Fundeb

Cerca de 40 milhões de matrículas de creches até o ensino médio no país dependem da aprovação desse projeto.

Por Assessoria 16/07/2020 16h04
Prefeita Jeannyne Beltrão pede mobilização pela aprovação do Fundeb
Prefeita Janyne Beltrão - Foto: Assessoria

Em rede social, a prefeita de Jequiá da Praia, Jeannyne Beltrão, fala da expectativa da votação do Fundeb. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, vence em 31 de dezembro. Mas, se não for renovado, colocará em risco 94,2% das matrículas da educação básica, segundo Nota Técnica do Dieese.
 
A prefeita destaca que o fundo é responsável por aproximadamente metade do investimento da educação básica. Cerca de 40 milhões de matrículas de creches até o ensino médio no país dependem da aprovação desse projeto. Garantia de salário para os professores, funcionamento de creches e escolas.
 
“Como prefeita luto pelo fundo permanentemente maior e mais justo.  É preciso dar condições mais fortes aos municípios e sobretudo mecanismos mais justos de distribuição, de maneira a não gerar perda para os municípios que já contam com esses recursos visando o impacto na política de acesso a educação básica com a criação de planejamento para construir e desenvolver políticas a médio e longo prazo.
 
De acordo com Jeannyne Beltrão o empenho do deputado federal Marx Beltrão tem sido muito expressivo no engajamento desta grande luta pela educação pública de Alagoas e do Brasil. “Nosso mandato tem o compromisso com a valorização dos educadores, com a promoção da justiça federativa e com a melhoria da educação. Por isso, queremos a aprovação do Fundeb”, concluiu.