Maceió

Nova Maceió avança com obras de saneamento no Conjunto Gurguri

Ao todo, cerca de 200 famílias serão beneficiadas com os serviços

Por Ascom Seminfra 16/07/2020 20h08
Nova Maceió avança com obras de saneamento no Conjunto Gurguri
Nova Maceió avança com obras de saneamento no Conjunto Gurguri - Foto: Ascom Seminfra

O Conjunto Gurguri, em Guaxuma, é a mais nova localidade a receber as obras de esgotamento sanitário do Programa Revitaliza Maceió, que integra o Nova Maceió. Os serviços começaram nesta quinta-feira (16), na Rua Padre Odilon Lobo, onde já foram iniciadas as escavações para os trabalhos de saneamento básico.

Na localidade, além de escavações, os trabalhos consistem em efetuar o assentamento de tubulação, execução de coletores prediais e construção de uma estação elevatória, que, de acordo com a equipe de Engenharia da obra, deverá captar o esgoto dos conjuntos Gurguri e Elias Bonfim, para jogá-lo na estação de tratamento no bairro da Pescaria.

“Como haverá, depois da obra, a destinação correta do esgoto, os impactos ambientais na região serão minimizados e isso tende a melhorar em diversos sentidos, seja na questão ambiental, como também de saúde pública. Como é uma região praiana, as obras também levrão um benefício significativo para a população que vive do turismo”, comenta o coordenador do Revitaliza Maceió, Vitor Albuquerque.

O Conjunto Gurguri já dispõe de sistema de drenagem. Por isso, após os serviços de esgotamento sanitário, as ruas serão fechadas novamente com asfalto. Ao todo, cerca de 200 famílias serão beneficiadas com saneamento, através das ligações domiciliares.

O Gurguri é o segundo conjunto da Guaxuma por onde passa o programa Revitaliza Maceió. O primeiro foi o Elias Bonfim, onde 10 ruas estão sendo contempladas. As equipes estão finalizando a fase de instalação da rede coletora de esgoto para começar a pavimentação em vias principais e transversais.

O programa Revitaliza Maceió, que faz parte do Nova Maceió, está levando saneamento básico, drenagem e pavimentação para quatro grandes regiões da capital: Clima Bom, Tabuleiro do Martins, Região Norte e Santa Lúcia.

Na região Norte, as obras estão sendo realizadas em Guaxuma (Elias Bonfim e Gurguri), Garça Torta, Riacho Doce, Ipioca e Sauaçuhy. Os serviços são financiados pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) no Brasil. Somente na Região Norte serão investidos R$ 40 milhões.

Todos os serviços estão sendo executados respeitando as normas de segurança em razão da pandemia de Covid-19 com os trabalhadores fazendo uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).