Economia

Cadastro incompleto? Saiba quando o saque emergencial do FGTS será pago

Caixa Econômica Federal alega que dados de alguns trabalhadores estão desatualizados; banco recomenda atualização de informações

Por Metrópoles 16/07/2020 09h09
Cadastro incompleto? Saiba quando o saque emergencial do FGTS será pago
Aplicativo do FGTS - Foto: Reprodução

Caixa Econômica Federal deixou de pagar o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para alguns trabalhadores que estariam com o cadastro desatualizado.

A medida atingiu os nascidos entre janeiro e março — grupo de beneficiários já contemplados pelo pagamento do FGTS segundo o cronograma da Caixa.

O banco pede que para a abertura automática da conta Poupança Social Digital, onde é realizado o crédito do saque emergencial, é necessário ter informações cadastrais mínimas do trabalhador.

A ideia, segundo a Caixa, é resguardar a segurança da operação. “Alguns trabalhadores podem estar com as informações divergentes no cadastro, a exemplo de endereço e nome da mãe”, explica.

Quando o FGTS será creditado

A Caixa Econômica informa que o dinheiro será depositado no grupo seguinte de beneficiários, caso a atualização tenha sido feita com antecedência, não em cima da hora.

Assim, um trabalhador que nasceu em fevereiro, por exemplo, que deveria ter recebido o crédito em 5 de julho, poderá atualizar o cadastro e receber na próxima segunda-feira (20/7), quando a Caixa paga aos nascidos em abril.

Caso o beneficiário tenha nascido em maio e seja preciso atualizar as informações, ele vai receber em 27 de julho, de acordo com o cronograma normal, já divulgado pela estatal.

Além disso, os trabalhadores podem consultar um dos canais disponibilizados pela Caixa para consultar o valor e data em que o saque emergencial do FGTS será creditado.

O banco possui as seguintes opções: telefone 111 – opção 2, aplicativo do FGTS, site da Caixa ou Internet Banking Caixa.

Como atualizar o cadastro

Procurada, a Caixa Econômica Federal informou, em nota, que orienta todos os trabalhadores a consultarem a situação do saque emergencial no aplicativo do FGTS.

“Em algumas situações, será solicitado ao trabalhador que complemente seu cadastro para que seja possível a abertura automática da conta social digital e crédito dos recursos”, informou o banco, em nota.

A mensagem apresentada ao trabalhador informa se há necessidade de atualização do cadastro, que deve ser realizada pelo app FGTS, sem a necessidade de comparecer em uma agência.

“Os trabalhadores podem consultar a situação de seu saque emergencial independentemente da data prevista para o crédito no calendário divulgado, antecipando eventuais necessidades de atualização cadastral”, prosseguiu.