Geral

Agendamentos para entrega de documentos e exames teóricos de habilitação já estão disponíveis

Usuários podem agendar os serviços pelo site do órgão; protocolos de higienização devem ser seguidos

Por Ascom Detran/AL 17/07/2020 17h05
Agendamentos para entrega de documentos e exames teóricos de habilitação já estão disponíveis
Usuários podem agendar os serviços pelo site do órgão - Foto: Lays Peixoto

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) informa que, a partir desta segunda-feira (20), os exames teóricos para candidatos à 1ª habilitação voltarão a ser realizados na capital e em Santana do Ipanema. O agendamento já está disponível no site do órgão (detran.al.gov.br).

Além desse serviço, a autarquia também irá realizar, de 20 a 24 de julho, a entrega do Certificado de Registro do Veículo (CRV) para os usuários que realizaram procedimentos como 1º emplacamento, transferência de propriedade/UF, alteração de característica/dados do veículo ou a 2ª via de CRV antes da pandemia, e não conseguiram pegar o documento. Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) que foram devolvidas pelos Correios também serão entregues durante o período.

A autorização para a entrega de documentos foi publicada em portaria no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (17). O atendimento irá ocorrer na capital, no SAC Miramar, SAC Maceió Shopping e Detran Sede, e em todas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) do estado.

Para buscar o seu documento no órgão, o usuário deverá realizar o agendamento no site, com o dia, horário e local. Nos casos de CNH, é necessário que, antes do agendamento, o condutor verifique se o documento foi realmente devolvido ao Detran. Basta acessar o site, ir em consulta de CNH, e lá ele encontra o código de rastreamento dos Correios e pode conferir o local onde sua habilitação está. Caso não consiga fazer o rastreio, pode entrar em contato com o Call Center por meio dos números 0800 082 0154 ou (82) 3315-1533. 

Já aqueles que desejam buscar o CRV, conhecido como recibo de compra e venda, devem fazer o agendamento para o local em que o processo foi iniciado, ou seja, se o usuário deu início a algum serviço que envolve a emissão e entrega do CRV na sede do Detran, em Maceió, é para lá que ele deve agendar. O mesmo critério serve para os outros postos de atendimento disponíveis. Nos dois casos, entrega de CNH ou CRV, é necessário levar um documento pessoal com foto.

Exames Teóricos

O agendamento para os exames teóricos já está disponível também no site, na aba "Serviços", "Habilitação", "Agendamento" e "Exames". Para cumprir as recomendações sanitárias de prevenção ao coronavírus, a autarquia reduziu em 50% o número de vagas disponibilizadas normalmente.

No momento, os exames irão ocorrer apenas em Maceió e em Santana do Ipanema. Na capital, o horário das provas será das 8h às 17h, no Maceió Shopping e no Shopping Miramar, e na 4ª Ciretran em Santana do Ipanema, 8h às 13h.

O Detran/AL alerta para a importância dos usuários estarem atentos às normas sanitárias e medidas preventivas à Covid-19, tanto na entrega de documentos como nas provas teóricas. O distanciamento de 1,5m, o uso de máscaras de proteção e a constante higienização das mãos e superfícies de contato são indispensáveis para evitar a propagação da doença e manter a segurança de todos.

Além disso, é imprescindível que o usuário não leve acompanhantes ao atendimento e compareça apenas no dia e horário agendados.