Geral

Feira é instalada sem aviso na frente da casa de moradores do Graciliano

Eles foram surpreendidos com barracas na porta da residência

Por 7Segundos 20/07/2020 09h09 - Atualizado em 20/07/2020 12h12
Feira é instalada sem aviso na frente da casa de moradores do Graciliano
Feira é instalada sem aviso na frente da casa de moradores no Graciliano - Foto: Cortesia

Moradores da Avenida Júlia Camelo Freitas foram surpreendidos com marcações na porta de casa na semana passada. Nessa sexta-feira (17), feirantes começaram a instalar as barracas para o final de semana quando acontece a Feira do Village Campestre.

As informações são da moradora Aroldina Costa, que mora há mais de 20 anos na região.

De acordo com ela, ninguém foi avisado previamente que a feira, que acontecia em parte da Avenida Tancredo Neves, no Conjunto Village Campestre, seria realocada para outro trecho da rua e para a porta de casa deles.

Segundo o relato, a ferinha havia migrado para a “Quadra E” do Conjunto Graciliano Ramos, mas a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária (SEMSCS) teria barrado e eles acabaram indo parar na Avenida Júlia Camelo de Freitas.

“Sem nenhum aviso. Ninguém entrou em contato com a gente. Eles disseram que foi autorizado pela SEMSCS, mas não mostraram nenhum documento”, disse.

Aroldina Costa explicou que, além de residências, a feira também prejudicaria uma transportadora que fica no local. Ainda de acordo com ela, a associação dos moradores também não tem tentado resolver problema.

“Sem feira já tem mosca, já tem ratos gigantes. Não temos nada contra os feirantes, mas estamos sendo prejudicados. A feira desvaloriza o imóvel se um dia quiser vender. Se custar 100 mil , seria vendido por 30 mil”.

Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) informou que realizou ordenamento da feira durante o fim de semana.

Confira nota:

Na última sexta-feira(17), sábado(18) e domingo (19), a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) fez o ordenamento na Feira do Conjunto Graciliano Ramos, localizado na Via Expressa da capital. O objetivo era coibir obstruções do passeio e da via pública com equipamentos dos feirantes e evitar os transtornos para a comunidade local, pois a locomoção e o acesso a suas residências estavam em risco nos dias de funcionamento da feira.


Fiscalização e Guarda Municipal atuaram juntas organizando, provisoriamente, os feirantes em parte da Travessa e da Avenida Tancredo Neves. Dessa forma, ficaram livres a Avenida E e suas interseções com as seguintes ruas: Rua 17 com Rua Pedro Nepomuceno da Silva; Rua 18 com Rua 22; Rua 19 com Rua 23 e Rua 20 com Rua 24.


Nos dois finais de semana que antecederam o ordenamento, os técnicos da Secretaria fizeram vistorias para verificar como garantir a acessibilidade de quem reside no local e como distribuir melhor o espaço entre as bancas, de forma que os feirantes não perdessem a oportunidade de comercializar seus produtos e as garagens das residências pudessem ficar livres.


As adequações foram feitas aproveitando as condições existentes no terreno e a própria estrutura dos feirantes. Situações pontuais foram resolvidas com diálogo e sem conflito. Se necessário, novos ajustes serão realizados.


As equipes de fiscalização atuaram com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar. A Secretaria de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) também enviou pessoal para apoio.