Economia

Bares, restaurantes e shoppings reabrem em Maceió; confira regras

Em horário reduzido, estabelecimentos retornam às atividades nesta segunda

Por 7Segundos 20/07/2020 10h10 - Atualizado em 20/07/2020 11h11
Bares, restaurantes e shoppings reabrem em Maceió; confira regras
Compras em shoppings - Foto: Reprodução

A partir desta segunda-feira (20) Maceió avança para a fase amarela do plano de Distanciamento Social Controlado. Nesta etapa, serão permitidos o funcionamento de bares, restaurantes e similares com até 50% da capacidade de público, shoppings centers, galerias e centros comerciais, lojas e estabelecimentos de rua acima de  400m², além de templos e igrejas com capacidade ampliada para 50%.

Com a mudança de fase, os estabelecimentos agora autorizados devem seguir regras gerais e específicas para cada setor já determinadas previamente pelo Governo do Estado no Protocolo Sanitário, além de funcionarem em horários reduzidos de acordo com o decreto municipal. Shopping centers e galerias atendem das 12h às 20h, já bares e restaurantes devem encerrar as atividades até, no máximo, 00h.

De acordo com o Protocolo, para bares e restaurantes, por exemplo, está proibido o consumo em pé no local, somente sentado e respeitando a distância mínima de 1,5 metro entre as cadeiras e 2 metros entre as mesas, que devem ser higienizadas a cada utilização do cliente. Recomenda-se também o agendamento para atendimento, com reserva de mesas para evitar a aglomeração e adaptação dos cardápios, de preferência para a modalidade online, evitando o manuseio.

Para os restaurantes na modalidade de buffet e self-service estão  incluídas as recomendações de distanciamento de no mínimo 1,5m nas filas, oferta de talheres higienizados em embalagens individuais (ou descartáveis).

Já os shoppings centers, galerias, centros comerciais e congêneres deverão desativar os cinemas, reduzir o funcionamento do estacionamento para 50%, evitar o uso de valet, manter o controle do fluxo de pessoas e monitorar a saúde dos empregados, visitantes e clientes. Os estabelecimentos ficam proibidos de fazer eventos, liberar o uso de provador, e devem permanecer com a oferta de drive thru e entrega de cartilhas com orientações sobre o distanciamento social. Os bares e restaurantes presentes nestes locais também devem seguir as regras específicas recomendadas para o setor.

Atividades na orla

As atividades comerciais na orla também estarão autorizadas. Bares, restaurantes, barracas, quiosques, mixes, food trucks, feiras e mercados de artesanato poderão funcionar na fase amarela, assim como o comércio ambulante e prestadores de serviço e  permissionários. Os passeios turísticos em veículos ou embarcações também serão permitidos.

Centro

O funcionamento do Centro da cidade está mantido de segunda à sexta, das 10h às 17h e aos sábados, das 9h às 13h.