Polícia

Paciente psiquiátrica é encontrada desorientada na Avenida Coronel Paranhos

Mulher foi encontrada por agentes do Ronda no Bairro

Por 7Segundos, com Ronda no Bairro 21/07/2020 08h08
Paciente psiquiátrica é encontrada desorientada na Avenida Coronel Paranhos
Ronda no Bairro identifica dois casos de vulnerabilidade e encaminha aos órgãos competentes - Foto: Ascom Ronda no Bairro

Uma mulher de 22 anos foi encaminhada por agentes de proximidade do Programa Ronda no Bairro, do Governo do Estado, ao Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR), no sábado (18), depois de ser encontrada vagando pela Avenida Coronel Paranhos, no bairro do Jacintinho, em Maceió. A abordagem foi possível graças à colaboração do porteiro de um prédio próximo ao local, que avistou a mulher e acionou a patrulha do programa.

Ao chegar, os agentes encontraram a vítima visivelmente desorientada. Durante a abordagem, ela disse ter sido agredida pelo companheiro e que, por isso, havia fugido de casa. Natural do município de São Miguel dos Campos, no interior do estado, a mulher esboçou ainda o desejo de retornar à sua cidade natal.

A equipe social do programa foi acionada e identificou que a mulher é paciente psiquiátrica e estava sem usar os medicamentos prescritos há algum tempo. Sendo assim, foram feitos os encaminhamentos necessários aos órgãos competentes para posterior avaliação e, em seguida, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), acionada pelos agentes, a levou ao Portugal Ramalho, no Farol.

PROXIMIDADE


Ainda no sábado (18), agentes do Ronda no Bairro foram abordados por um homem de 23 anos, em outro trecho da Avenida Coronel Paranhos, no Jacintinho, que solicitou ajuda para tratar o uso abusivo de drogas. À equipe, o usuário disse ser reincidente e que queria tentar o tratamento mais uma vez, mesmo que, nas palavras dele, fosse necessário internamento compulsório. Isso porque, de acordo com as informações repassadas pelo homem, ele já havia sido internado uma vez, mas deixou a reabilitação em uma comunidade, após forte crise de abstinência.

A equipe social, então, acionou as redes responsáveis e o encaminhou ao Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPSad) e, posteriormente, ao Hospital Portugal Ramalho, ambos localizados no Farol.