Saúde

Covid-19: Centrais de Triagem aplicaram mais de 3 mil testes na última semana

Segundo a Sesau, mais de 2.300 pessoas apresentaram resultado positivo para a doença

Por 7Segundos, com assessoria 21/07/2020 09h09
Covid-19: Centrais de Triagem aplicaram mais de 3 mil testes na última semana
Central de Triagem em Arapiraca apresentou o maior número de atendimentos na última semana - Foto: Thallysson Alves

As Centrais de Triagem aplicaram 3.637 testes para a Covid-19 na última semana e 2.305 apresentaram resultado positivo. No total, 4.536 pessoas foram atendidas pelas unidades localizadas em Maceió e Arapiraca, conforme balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nessa segunda-feira (20).

Com a interiorização da Covid-19, a Central de Triagem que funciona no Ginásio João Paulo II, em Arapiraca, atendeu o maior número de pessoas entre os dias 13 e 19 deste mês. No total, foram 2.562 usuários assistidos, 1.985 testes para a Covid-19 aplicados e 1.158 resultados positivos detectados.

Na segunda colocação ficou a Central de Triagem localizada no Ginásio do Sesi, na capital alagoana. De acordo com a Sesau, foram 1.046 pessoas atendidas, 804 submetidas ao teste rápido para o novo coronavírus e 425 resultados positivos computados.

A Central de Triagem situada no Shopping Pátio Maceió, na pista de acesso ao bairro Benedito Bentes, também na capital alagoana, atendeu 928 pessoas na última semana. Do total, 848 testes foram aplicados e 722 apresentaram resultado positivo para a Covid-19.

“No início da pandemia as Centrais localizadas em Maceió apresentavam um grande fluxo de pessoas, com mais de 300 atendimentos diários. Desde o final do mês passado, no entanto, a situação se inverteu, com a interiorização da disseminação do novo coronavírus, e a Central de Arapiraca passou a registrar entre 250 a 420 atendimentos diários”, salientou a coordenadora da unidade de Arapiraca, Jackeline Barboza.

Critérios para atendimento – A coordenadora lembrou, no entanto, que para ser atendido nas Centrais de Triagem, é necessário apresentar sintomatologia da Covid-19 há pelo menos oito dias. “Com isso, o médico prescreverá o teste rápido, reduzindo as chances de o resultado ser um falso negativo”, explicou a coordenadora da Central de Triagem localizada em Arapiraca.