Justiça

SMTT Maceió promete fiscalizar superlotação no transporte público

Órgão se comprometeu a realizar a medida de prevenção ao coronavírus após uma reuniões com o Ministério Público

Por 7Segundos, com MP/AL 22/07/2020 11h11 - Atualizado em 22/07/2020 11h11
SMTT Maceió promete fiscalizar superlotação no transporte público
Conferência contou com a participação de representantes da SMTT e do Ministério Público de Alagoas - Foto: Assessoria

Depois de duas videoconferências realizadas pelo Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL), na tarde dessa terça-feira (21), para discutir a superlotação no transporte público em tempos de pandemia e a viabilidade da linha de ônibus do Mirante da Sereia, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) garantiu medidas para controlar a grande quantidade de passageiros dentro dos coletivos e ações fortes de higienização. Além disso, a Prefeitura de Maceió também prometeu elaborar um estudo a respeito do trajeto extinto recentemente no Litoral Norte, que beneficiava a comunidade da região Sereia.

Coordenada pelos promotores de Justiça Max Martins e Jorge Dórea, das Promotorias de Defesa do Consumidor e de Urbanismo, os encontros virtuais ocorreram em razão da provocação de passageiros e moradores que reclamaram da superlotação nos coletivos e dos perigos que estão enfrentando em razão da mudança no percurso da linha que não está mais passando pelo Mirante da Sereia.

“Com relação a superlotação, a SMTT nos informou que a última segunda-feira (20) foi atípica porque, como foi o primeiro dia fase amarela, muita gente quis ir às ruas, e que, nessa terça, já havia menos pessoas nos ônibus. De todo modo, solicitamos que mais veículos fossem disponibilizados para a população e esse aumento da frota foi assegurado. E, claro, pedimos a adoção de medidas de higienização rígidas, o que também foi prometido. Por exemplo, continua obrigatório o uso de máscaras e a limpeza das mãos com álcool em gel. Além disso, fomos informados que os coletivos, em sua maioria, passaram por aquele processo de desinfecção hospitalar que tem duração de até 72 horas, detalhou Max Martins, acrescentando que o MPAL recomendou que as janelas permaneçam abertas e, os aparelhos de ar-condicionado, desligados.

Fiscalização


A SMTT também se comprometeu em realizar fiscalização nos terminais de ônibus. “Essa fiscalização é importante porque o poder público vai ajudar no processo de conscientização das pessoas. A pandemia ainda existe e precisamos seguir as medidas de prevenção à disseminação do novo coronavírus”, explicou o promotor Jorge Dórea.

O município informou ainda que pias estão sendo instaladas nos terminais de passageiros. Três desses equipamentos já estão funcionando no terminal do Benedito Bentes, que é o que recebe mais pessoas. “São medidas profiláticas que ajudam no enfrentamento à Covid-19”, reforçou o promotor Max Martins.

Litora Norte


A linha de ônibus que foi extinta durante a pandemia e que saía do Mirante da Sereia foi a pauta da segunda videoconferência realizada no final da tarde dessa terça-feira. Moradores provocaram o Ministério Público para que a instituição ajudasse numa saída para resolver o problema. “A comunidade denunciou que, desde que o trajeto mudou, as pessoas estão precisando andar bem mais para a nova parada de ônibus e que tal percurso é perigoso, colocando em risco as suas vidas, uma vez que muitas delas já teriam sido assaltadas”, contou Max Martins.

Com base nas queixas registradas pelos moradores – que tiveram uma representação na reunião virtual, a SMTT garantiu que fará um estudo sobre o fluxo de passageiros da linha extinta e que, no dia 4 de agosto, encaminhará o seu resultado ao MPAL. “Com base nisso, no dia 5, faremos um novo encontro, também com a participação da comunidade para, juntos, discutirmos esse resultado”, informou Max Martins.