Alagoas

Leitos de UTI do Hospital Metropolitano são habilitados e passam a contar com recursos federais

Para mantê-los por 90 dias, Ministério da Saúde disponibilizou R$ 4,3 milhões destinados ao custeio das unidades do Tipo II Adulto - COVID-19

Por Agência Alagoas 22/07/2020 17h05 - Atualizado em 22/07/2020 17h05
Leitos de UTI do Hospital Metropolitano são habilitados e passam a contar com recursos federais
Desde a inauguração, os leitos de UTI do Hospital Metropolitano vinham sendo mantidos exclusivamente pelo Governo de Alagoas - Foto: Márcio Ferreira/Agencia Alagoas

O governador Renan Filho anunciou, nesta quarta-feira (22), em Brasília (DF), que os 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto Tipo II - COVID-19 do Hospital Metropolitano de Maceió foram habilitados pelo Ministério da Saúde.

Para mantê-los por 90 dias em funcionamento, o governo federal disponibilizou R$ 4.320.000,00.A habilitação pode ser prorrogada ou mesmo encerrada, caso termine a situação de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus. “Isso significa dizer que governo federal passa a participar do custeio para a operação do Hospital Metropolitano durante a pandemia”, anunciou Renan Filho, em vídeo gravado em frente ao Ministério da Saúde, nesta manhã, e veiculado nas redes sociais.

O pedido de habilitação para o custeio dos leitos Covid-19 do Hospital Metropolitano foi feito pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Desde a inauguração, no dia 15 de maio, os leitos de UTI do Hospital Metropolitano de Maceió vinham sendo mantidos exclusivamente pelo Governo de Alagoas.“Isso (a habilitação) é importante porque esses novos recursos que entram nos ajudam a prestar mais serviços ao cidadão de Alagoas. Você se lembra: tinha gente que, infelizmente, torcia contra a construção dos hospitais.

Quando esses equipamentos ficaram prontos, disseram que o Estado não tinha condições de mantê-los; o Estado colocou tudo para funcionar e agora chega também o auxílio do governo federal”, recordou Renan Filho, que agradeceu ao governo federal pela contribuição.Ele aproveitou a visita ao Ministério da Saúde para reforçar a importância da habilitação, já requisitada, dos leitos do Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo, inaugurado no dia 6 de julho. Renan Filho tratou, ainda, da construção das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) previstas para Maceió e Arapiraca.