Maceió

Bebê em situação de rua é resgatado por agentes da Ronda no Bairro na orla de Maceió

Criança, de apenas dois meses, foi resgatada com as roupas molhadas de bebida alcoólica

Por 7Segundos, com Ascom Ronda no Bairro 22/07/2020 20h08
Bebê em situação de rua é resgatado por agentes da Ronda no Bairro na orla de Maceió
Ronda no Bairro encaminha bebê para abrigo, após flagra de maus-tratos - Foto: Ascom Ronda no Bairro

Agentes de proximidade do Programa Ronda no Bairro resgataram nesta quarta-feira (22), um bebê de apenas dois meses em situação de rua na orla de Ponta Verde, em Maceió. 

Os agentes estavam em patrulhamento, quando avistaram um homem, aparentemente embriagado, arremessando um bebê para o alto, na companhia de uma mulher. Ao abordar os suspeitos, foi identificado que se tratava de um casal que estava utilizando a criança para mendicância. A guarnição, junto com a equipe social do programa, colheu relatos de populares e dos envolvidos. A mulher, de 36 anos, disse que ela e o marido são naturais da Bahia e que vieram para Maceió depois que o lixão de Recife, onde trabalhavam, foi fechado. O esposo, que não portava documentos, negou que vivessem na rua.

Ambos estavam visivelmente sob o efeito de álcool e a criança foi encontrada com as roupas molhadas. Segundo populares entrevistados, minutos antes da guarnição abordá-los, o homem havia tentado fazer com que a esposa ingerisse bebida alcoólica à força, o que teria feito com que parte da bebida caísse sobre a criança.

A equipe social do Ronda no Bairro entrou em contato com o Conselho Tutelar da Região I, responsável pela área, que se prontificou a acompanhar a demanda. A Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude de Alagoas (CEIJ), do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), e o Núcleo de Defesa da Infância e Juventude do Ministério Público Estadual (MPE-AL), também foram acionados, através da juíza Fátima Pirauá e do promotor Ubirajara Ramos, e autorizaram que fosse feito o encaminhamento da criança a um abrigo da capital alagoana.