Educação

Alunos da UNEAL vão entrar na Justiça para obter diploma em São Miguel

Grupo concluiu graduação e TCC, mas não tem resposta da Universidade

Por 7Segundos 23/07/2020 12h12 - Atualizado em 23/07/2020 12h12
Alunos da UNEAL vão entrar na Justiça para obter diploma em São Miguel
Uneal - Foto: Arquivo 7 segundos

Um grupo de alunos do curso de Letras da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), campus de São Miguel dos Campos, procurou a Defensoria Pública do Estado para tentar obter o diploma através da Justiça.


São 25 estudantes que concluíram todas as matérias e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e deveriam ter se formado em março deste ano, mas não conseguiram por causa da pandemia do novo coronavírus.


De acordo com uma estudante, que não quis se identificar, desde então, a universidade não deu respostas concretas sobre quando eles vão ter acesso ao diploma.


“Não tem uma estratégia, nem atendimento aos estudantes. Não conseguimos ter acesso a uma simples documentação. O reitor diz que está tentando resolver a situação e que está buscando medidas. Não é verdade. De março até agora, veio acontecer uma reunião ontem”, afirmou.


Ainda segundo a aluna, a reunião virtual que ocorreu na terça-feira (22) teve a presença de estudantes de todos os campus da UNEAL e não abordou a questão específica deles.


“O descaso com o campus de São Miguel dos Campos não é de hoje. Muitos estudantes estão com problemas psicológicos como ansiedade. Estão desempregados e aguardando o diploma como forma de possibilidade de entrar no mercado de trabalho”, explicou.


O grupo diz que decidiu procurar a Defensoria Pública do Estado porque não conseguiu resolver a situação de outras formas e não consegue diálogo com a universidade.


Ao 7Segundos, a UNEAL informou que tem procurado alternativas para realizar colações de grau coletivamente, de maneira remota, porém existem trâmites administrativos que precisam ser seguidos previamente.


Também disse que já solicitou ao setor responsável uma minuta para realização de colações de forma online, em virtude do prolongamento da pandemia. “No momento o próximo passo é aguardar a regulamentação, através do Conselho Superior (CONSU/UNEAL)”.


Confira nota na íntegra:


A Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), vem através desta nota, manifestar-se a respeito da pauta dos alunos de letras do Campus IV de São Miguel dos Campos.


A partir do cenário da pandemia e com a suspensão do calendário de atividades presenciais, passamos a cumprir as determinações dos órgãos responsáveis: vigilância sanitária e por determinação do governo do estado de Alagoas, além de cumprir a portaria N.° 270/2020 do Comitê de Gestão de Crise da instituição. A situação de pandemia exige o isolamento social, as instituições que realizaram colações de grau, as fizeram para formandos dos cursos de medicina, devido a celeridade, necessidade de mais médicos com condições de atuação imediata. As demais universidades do estado estavam com colações presenciais suspensas. A Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), tem desenvolvido suas atividades remotamente, portanto, mesmo com a autorização para trabalhos remotos, a UNEAL tem, em casos excepcionais, através de comprovação de caráter de urgência, realizado a colação de grau de alunos que foram aprovados em concurso público.


O fato de o aluno ter defendido e entregue o seu TCC não corresponde à imediata colação de grau, para tanto se faz necessário o cumprimento das etapas burocráticas do processo, considerando o período de isolamento social.


A UNEAL assim como as demais IES tem procurado inúmeras alternativas para realizar suas colações de grau coletivamente, de maneira remota, mas, existem trâmites administrativos que precisam ser seguidos previamente, atendendo as legislações vigentes, e como universidade pública, temos de cumprir todos os protocolos, resguardando os interesses de todos os envolvidos.


Por fim, a reitoria ressalta que já havia solicitado, ao setor responsável, que preparasse uma minuta para realização de colações de forma online, em virtude do prolongamento da pandemia. No momento o próximo passo é aguardar a regulamentação, através do Conselho Superior (CONSU/UNEAL).