Saúde

Venda de ivermectina passa a ser feita com retenção de receita em Alagoas

A ivermectina ganhou os holofotes nas últimas semanas como um possível medicamento para o combate a Covid-19

Por 7Segundos com Assessoria 23/07/2020 15h03
Venda de ivermectina passa a ser feita com retenção de receita em Alagoas
A ivermectina ganhou os holofotes nas últimas semanas como um possível medicamento para o combate a Covid-19 - Foto: Reprodução/ Vitmedic

A ivermectina ganhou os holofotes nas últimas semanas como um possível medicamento para o combate a Covid-19. Com isso, iniciou uma busca das farmácias e por isso, a partir desta quinta-feira (23) passa a ser vendida apenas com retenção de receita.

A medida foi adotada após publicação de RDC 405/2020 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF) de Alagoas, Robert Nicácio, explica que a medida é importante para evitar que as pessoas fiquem utilizando o medicamento como prevenção ao Covid-19. “Nós não temos nenhum estudo clínico que assegure que a eficácia da ivermectina na cura, ou mesmo, na profilaxia do Covid-19. Ao longo de todo esse período da pandemia nós temos falado sobre o risco da automedicação”, pontuou.

Robert lembra que a própria Anvisa não recomenda o uso da ivermectina como forma de tratamento e até prevenção à covid-19.

A resolução contempla também os medicamentos cloroquina, hidroxicloroquina e nitazoxanida e cessará automaticamente a partir do reconhecimento do Ministério da Saúde de que não mais se configura a situação de Emergência em saúde pública de importância nacional declarada pela portaria n°188/GM/MS, em 3 de fevereiro de 2020.