Covid -19

Aumenta o número de pessoas que apresentaram apenas alguns sintomas da Covid-19 em AL

Os dados Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD COVID19)

Por Agência Alagoas 23/07/2020 16h04 - Atualizado em 23/07/2020 16h04
Aumenta o número de pessoas que apresentaram apenas alguns sintomas da Covid-19 em AL
Coronavírus no Brasil - Foto: Foto: Ricardo Moraes/Reuters

Nesta quinta-feira(23), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD COVID19), referente ao mês de junho.

De acordo com a Pesquisa, o estado de Alagoas teve um pequeno aumento no número de casos e de pessoas que apresentaram sintomas do novo coronavírus .Além dos sintomas, foram analisados também o numero de casos por pessoas portadoras de planos de saúde ou não e de de pessoas que apresentaram alguns dos sintomas da doença.

No estado, cerca de 375 pessoas que tiveram sintomas do novo coronavírus possuíam planos de saúde, enquanto 2.959 não possuíam. O total de casos registrados da doença no período foram de 3.334. 

As pessoas que demostram alguns dos sintomas da covid-19, totalizaram 324 casos  independente de possuir plano de saúde ou não, além disso o número de pessoas com apenas alguns sintomas aumentou em comparação ao mês de maio quando 4,4% da população apresentava algum sintoma da doença, já em junho o número foi de 4,7% da população com sintomas. 

Os dados da Pesquisa, ainda revelaram que a maior parte dos sintomas foram apresentados por pessoas com cerca de 60 anos ou mais,onde ao menos um morador de casa domicilio possuía sintomas da doença, totalizando cerca de 67% dos casos, em Alagoas. 

No país, a coleta da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD COVID19 teve início em 4 de maio de 2020, com entrevistas realizadas por telefone em, aproximadamente, 48 mil domicílios por semana, totalizando cerca de 193 mil domicílios por mês, em todo o Território Nacional. A amostra é fixa, ou seja, os domicílios entrevistados no primeiro mês de coleta de dados permanecerão na amostra nos meses subsequentes, até o fim da pesquisa.