Maceió

Primeiro fim de semana de reabertura de bares em Maceió será teste para Sesau

Por Marcos Filipe Sousa 24/07/2020 14h02 - Atualizado em 24/07/2020 15h03
Primeiro fim de semana de reabertura de bares em Maceió será teste para Sesau
Bares e restaurantes no primeiro final de semana com a reabertura - Foto: Reprodução/ Instagram/ LordNelson

Mesmo com protocolos que preveem regras, o primeiro fim de semana após a retomada do funcionamento de bares e restaurantes na capital será um teste para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Após passar meses fechados, e em seguida passar a funcionar no modelo de delivery, devido à pandemia do novo coronavírus, a reabertura de bares e restaurantes na capital alagoana ocorreu na última segunda-feira (20).

No início da semana, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, pediu a compreensão da população e dos empresários para não haver aglomerações nesses estabelecimentos.

A fiscalização dos bares e restaurantes é feita através de um esforço conjunto entre a Prefeitura da cidade e o Estado. 

Segundo o protocolo para bares e restaurantes, está proibido o consumo em pé no local, somente sentado e respeitando a distância mínima de 1,5 metro entre as cadeiras e 2 metros entre as mesas, que devem ser higienizadas a cada utilização do cliente. Recomenda-se, também, o agendamento para atendimento, com reserva de mesas para evitar a aglomeração e adaptação dos cardápios, de preferência para a modalidade on-line, evitando o manuseio.

Liberação da orla 

Mesmo com o tempo chuvoso, será também o primeiro final de semana com flexibilização na orla de Maceió. 

Foi estabelecido, após decreto publicado em edição extraordinário do Diário Oficial do Município (DOM), que os chamados 'kit praia' (mesa, cadeira e sombreiros) deverão obedecer um distanciamento mínimo de 3 metros uns dos outros. Ambulantes deverão respeitar distanciamento de 50 metros entre cada ponto de venda. Todo mobiliário deverá ser sanitizado ao longo do dia.