Economia

Presidente do Banco do Brasil pede demissão e alega necessidade de "renovação"

Analistas afirmam que notícia pode afetar negativamente a Bolsa de Valores

Por 7Segundos com InfoMoney 25/07/2020 07h07 - Atualizado em 25/07/2020 08h08
Presidente do Banco do Brasil pede demissão e alega necessidade de 'renovação'
Sem explicar motivos para pedido de demissão, Rubens Novaes afirma que BB precisa de "renovação" - Foto: InfoMoney

O Banco do Brasil (BBAS3) informou na noite desta sexta-feira (24) que o presidente da instituição, Rubem de Freitas Novaes, pediu renúncia do cargo. Novaes é ligado ao escritor Olavo de Carvalho e já foi alvo de críticas do ministro da Economia, Paulo Guedes. 

Na carta encaminhada ao próprio Paulo Guedes e ao presidente Jair Bolsonaro, Novaes não explica os motivos e diz apenas que o pedido se deu “entendendo que a companhia precisa de renovação para enfrentar os momentos futuros de muitas inovações no sistema bancário”.

A saída de Novaes acontecerá de fato em agosto, em data ainda a ser definida e que será comunicada ao mercado, no entanto, conforme destaca em nota Marcel Campos, analista da XP Investimentos, a notícia surpreendeu e as ações devem reagir negativamente no pregão da próxima segunda-feira (27).

“Uma vez que a renúncia do CEO ocorre sem a devida transição, com nome de um substituto ou interino a serem selecionados, o movimento pode passar uma sinalização negativa para o mercado. Sendo assim, esperamos melhores explicações por parte do Banco do Brasil”, afirma.

De acordo com o analista, pesa negativamente: i) o momento da saída, em meio a uma crise de saúde e econômica; e ii) por não terem divulgado ainda quem vai assumir o posto ou quem vai ser o interino, o que dificulta a visibilidade do mercado em entender questões importantes como qual será a nova postura do banco frente a temas como criação de valor, defesa do banco e relação com acionistas minoritários.

Por outro lado, avalia, existe ainda a oportunidade de o governo, que é o controlador, selecionar alguém que tenha boa percepção por parte do mercado para liderar o banco, o que viria a ser positivo. “Um executivo de mercado seria ideal, porém também existem oportunidades em funcionários de carreira com boa percepção pelo mercado”.

Relação com o governo

Segundo o Estadão, uma fonte do governo afirmou que a saída de Novaes está alinhada ao movimento de Bolsonaro de se afastar do núcleo considerado radical. Na reunião do dia 22 de abril, Guedes criticou a atuação de Novaes à frente do BB. Ele disse que o governo “faz o que quer” com a Caixa Econômica Federal e o BNDES, mas no BB “não consegue fazer nada”, mesmo tendo um “liberal lá”, em referência a Novas, que estava no encontro. “Tem que vender essa porra logo”, disse Guedes.

Para Guedes, o Banco do Brasil “não é tatu nem cobra, porque ele não é privado, nem público”. “Se for apertar o Rubem, coitado. Ele é super liberal, mas se apertar ele e falar: ‘bota o juro baixo’, ele: ‘não posso, senão a turma, os privados, meus minoritários, me apertam.’ . Aí se falar assim: “bota o juro alto”, ele: ‘não posso, porque senão o governo me aperta’. O Banco do Brasil é um caso pronto de privatização”, afirmou o ministro da Economia durante encontro com ministros e outras autoridades, entre elas Novaes.

“É um caso pronto e a gente não está dando esse passo. O senhor (presidente) já notou que o BNDES e o … e o … e a Caixa que são nossos, públicos, a gente faz o que a gente quer. Banco do Brasil a gente não consegue fazer nada e tem um liberal lá. Então tem que vender essa porra logo”, reforçou Guedes.

Em abril, durante a crise da pandemia do novo coronavírus e as medidas de isolamento para tentar evitar a propagação da doença, Novaes ao Estadão disse que “governadores e prefeitos impedem a atividade econômica e oferecem esmolas, com o dinheiro alheio, em troca”. “Esmolas atenuam o problema, mas não o resolvem. E pessoas querem viver de seu esforço próprio”, disse.