Geral

Moradores de Guaxuma realizam manifestação na AL-101 Norte

Protesto é contra desmatamento de área verde com duplicação da rodovia

Por 7Segundos 27/07/2020 08h08 - Atualizado em 27/07/2020 11h11
Moradores de Guaxuma realizam manifestação na AL-101 Norte
Moradores de Guaxuma realizam manifestação - Foto: Cortesia ao 7Segundos

Com faixas e cartazes, moradores de Guaxuma, no Litoral Norte de Maceió, realizaram, na manhã desta segunda-feira (27), uma manifestação para denunciar mudanças no projeto de duplicação, onde o novo traçado irá desmatar uma área verde no loteamento Gurguri e prejudicar a comunidade da região. O protesto teve início por volta das 7h.

“Esse novo projeto foi modificado sem aviso aos moradores, sem audiência pública. Querem destruir toda a frente de área verde, preservada por nós moradores, há mais de 30 anos”, afirma Lindair de Moraes Amaral, representante dos moradores.

A obra ainda destruirá parte de uma via de rolamento em frente às casas dos moradores da Rua Xavier de Araújo. “Além de devastar essa parte ambiental, querem tirar mais da metade da rua em que moramos”, diz Lindair.

Uma representação foi feita no Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), no último dia 21, onde foi solicitada a suspensão das obras e a realização de uma nova audiência pública com os moradores. O requerimento foi protocolado na 66ª Promotoria de Justiça, cuja atribuições atendem às áreas de urbanismo e defesa dos patrimônios. Mais de 70 moradores participam da ação.

Para os moradores, existem outras alternativas para realização do projeto, desviando a obra mais alguns metros para o lado esquerdo da pista (sentido Recife), onde ainda não existem moradias construídas. Essa alternativa, preservaria as duas áreas verdes do loteamento Gurguri e os moradores não perderiam a qualidade de vida.

Agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estiveram no local para orientar os motoristas que trafegavam na região.