Polícia

Operação mira advogados suspeitos de interferir em mandados judiciais

Esquema envolvia uso indevido de senhas de acesso ao sistema do TJ/AL

Por 7Segundos 29/07/2020 09h09 - Atualizado em 29/07/2020 10h10
Operação mira advogados suspeitos de interferir em mandados judiciais
Operação da Polícia Civil mira advogados - Foto: Ascom PC/AL

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira (29) uma operação para cumprir três mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Criminal da Capital, cujos alvos foram advogados que atuam nas cidades de Arapiraca e Coruripe.

A investigação, que é coordenada pelo delegado Thiago Prado, designado em caráter especial pelo delegado-geral Paulo Cerqueira, visa desbaratar um esquema de uso indevido de senhas de acesso ao sistema do Tribunal de Justiça de Alagoas, que vinha prejudicando o cumprimento de medidas judiciais sigilosas, como interceptações telefônicas e mandados de prisão.

“Ao longo da investigação em ambiente cibernético foi possível detectar o envolvimento de advogados fazendo uso desse acesso indevido ao sistema, bem como o vazamento das informações para os réus, que acabavam se evadindo sem serem pegos pela polícia. Observou-se que esses causídicos acessaram 91 vezes as senhas de três Defensores públicos do Estado de Alagoas, causando severo prejuízo a medidas judiciais em curso”, disse o delegado Thiago Prado.

Os mandados foram cumpridos por equipes da Delegacia Especializada de Roubos da Capital (Derc), Asfixia e Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), e nos escritórios de advocacia tiveram o acompanhamento dos advogados Sílvio Arruda, Tasso Marques e César Filho representantes da Ordem dos Advogados do Brasil de Alagoas (OAB/AL).

O outro lado

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL) informou, por meio da assessoria de comunicação, que acompanhou, através da Diretoria de Prerrogativas, o desfecho de uma operação da Polícia Civil, realizada nesta manhã, cujo alvos foram dois advogados.

A operação cumpriu mandados de busca e apreensão em Arapiraca e Coruripe, que foram realizados sem prisões. A Seccional alagoana aguarda mais informações e continuará acompanhando o caso.