Infraestrutura

Rui Palmeira visita obras do Nova Maceió em Guaxuma

Cerca de 200 famílias serão beneficiadas com os serviços de saneamento, através de ligações domiciliares

Por Secom Maceió 29/07/2020 14h02
Rui Palmeira visita obras do Nova Maceió em Guaxuma
Prefeito Rui Palmeira em visita às obras da capital - Foto: Reprodução/Instagram

Nesta quarta-feira (29), o prefeito Rui Palmeira visitou as obras executadas pelo Revitaliza Maceió, que faz parte do Programa Nova Maceió no Conjunto Gurguri, em Guaxuma. Somente no Litoral Norte, estão sendo investidos R$ 40 milhões em serviços de drenagem, esgotamento sanitário e pavimentação.

Segundo o prefeito Rui Palmeira as obras vão mudar a realidade das famílias que vivem na região. “Aqui no Litoral Norte, iniciamos as obras de saneamento pelo Conjunto Elias Pontes Bonfim e Praia da Sereia e agora é a vez de Guaxuma. Um investimento importante para a nossa cidade. As obras do Nova Maceió beneficiam moradores de centenas de ruas, aqui no Litoral Norte, mas também na parte alta de Maceió. Ao término dos serviços, essas localidades deixarão para trás a convivência com alagamento e esgoto a céu aberto e passarão a contar com melhores condições de saúde e de mobilidade urbana”, destacou o prefeito Rui Palmeira.

Na localidade, além de escavações, os trabalhos consistem em efetuar o assentamento de tubulação, execução de coletores prediais e construção de uma estação elevatória, que, de acordo com a equipe de Engenharia da obra, deverá captar o esgoto dos conjuntos Gurguri e Elias Bonfim para direcioná-lo para a estação de tratamento do bairro da Pescaria.

O Conjunto Gurguri já dispõe de sistema de drenagem. Por isso, após os serviços de esgotamento sanitário, as ruas serão fechadas novamente com asfalto. Ao todo, cerca de 200 famílias serão beneficiadas com saneamento, através das ligações domiciliares.

O Gurguri é o segundo conjunto de Guaxuma beneficiado pelo Revitaliza Maceió. O primeiro foi o Elias Bonfim, onde 10 ruas estão sendo contempladas. As equipes estão finalizando a fase de instalação da rede coletora de esgoto para começar a pavimentação em vias principais e transversais.

O Revitaliza Maceió, que faz parte do Nova Maceió, está levando saneamento básico, drenagem e pavimentação para quatro grandes regiões da capital: Clima Bom, Tabuleiro do Martins, Litoral Norte e Santa Lúcia.

Na região Norte, Garça Torta, Riacho Doce, Ipioca e Sauaçuhy também receberão as obras de melhorias. Todos os serviços estão sendo executados respeitando as normas de segurança em razão da pandemia de Covid-19 com os trabalhadores fazendo uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Nova Maceió

Lançado em agosto do ano passado pela Prefeitura de Maceió, com ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), o Nova Maceió está investindo, aproximadamente, R$ 420 milhões em 400 ruas da capital.

Serão mais de 400 mil metros quadrados de pavimentação, mais de 40 mil metros de rede de drenagem pluvial e, aproximadamente, 100 mil metros de rede coletora de esgoto.

Os recursos são oriundos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Banco do Brasil, Codevasf, Governo Federal e verba própria da Prefeitura de Maceió.