Maceió

Conselho ajudará nas fiscalizações em academias após reabertura em Maceió

Estabelecimentos retornam ao funcionamento em novo decreto Estadual e Municipal

Por Marcos Filipe Sousa 29/07/2020 14h02
Conselho ajudará nas fiscalizações em academias após reabertura em Maceió
Conselho ajudará na fiscalização das academias - Foto: NIKOLA MILJKOVIC / GETTY IMAGES

Quem estava ansioso para retomar as atividades físicas na academia deve ficar atento ao protocolo sanitário estabelecido pela Prefeitura de Maceió e Estado. Quem também deve atuar nessa reabertura é o Conselho Regional de Educação Física (Cref) de Alagoas fiscalizando os estabelecimentos.

Antônio Alves, agente de fiscalização do Cref, informou que a entidade irá trabalhar em parceria com as autoridades públicas na fiscalização do cumprimento do decreto, além das exigências de rotina, como a autorização de funcionamento e profissionais habilitados trabalhando nesses locais.

Além das exigências do decreto, os estabelecimentos irão seguir o protocolo elaborado pela Associação Brasileira de Academias (ACAD) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).

Entre as exigências está a limitação da quantidade de clientes, delimitação da distância mínima de dois metros entre usuários nas áreas de peso livre e no uso da piscina; utilização de apenas 50% dos aparelhos de cárdio, estabelecendo alternância entre os equipamentos em uso, fazer o mesmo com os armários e proibidas as atividades em grupos em ambientes fechados e climatizados, tais como, aulas de bicicleta e dança.