Maceió

Programa Consultório na Rua de Maceió concorre a prêmio no Ministério da Saúde

Prêmio busca estimular o debate e a divulgação de ações inovadoras desenvolvidas na Atenção Primária

Por 7Segundos com SMS Maceió 29/07/2020 17h05
Programa Consultório na Rua de Maceió concorre a prêmio no Ministério da Saúde
Programa Consultório na Rua de Maceió teve duas experiências selecionadas - Foto: Divulgação

O Programa Consultório na Rua de Maceió teve duas experiências selecionadas para participar do Prêmio Atenção Primária (APS) Forte no SUS – No combate à Pandemia. A premiação é promovida pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS).

O Prêmio busca estimular o debate e a divulgação de ações inovadoras desenvolvidas na Atenção Primária relacionadas ao combate à pandemia de Covid-19.

“É o reconhecimento de um trabalho que vem sendo realizado pelas equipes que procuram ampliar o acesso da população de rua aos serviços de saúde, oferecendo atenção integral a essa população”, destaca Jorgina Sales, coordenadora do Consultório na Rua.

O primeiro trabalho selecionado é o “Interprofissionalidade e práticas colaborativas no enfrentamento à pandemia no contexto de rua”, onde descrever a experiência do trabalho interprofissional e das práticas colaborativas no cenário das Equipes de Consultório na Rua, a partir da vivência dos residentes de enfermagem em saúde mental, especialmente no contexto da pandemia.

O segundo trabalho selecionado é o “(Sobre) viver em situação de rua em tempos de pandemia” onde
busca trazer estratégias de prevenção, cuidado, promoção de cidadania e direitos humanos e sociais realizadas pelas equipes de Consultório na Rua para lidar com as adversidades provocadas por viver na rua em tempos de Covid-19.

O Programa Consultório na Rua é composto por profissionais da Atenção Básica do Município que tem o objetivo de ampliar o acesso da população em situação de rua à Saúde.