Política

Arthur Lira quer presidência da Câmara Federal para viabilizar candidatura ao Governo de AL

Deputado alagoano pode ser o candidato de Bolsonaro em 2022

Por Berg Morais 29/07/2020 17h05 - Atualizado em 29/07/2020 21h09
Arthur Lira quer presidência da Câmara Federal para viabilizar candidatura ao Governo de AL
Arthur Lira gravou vídeo com Bolsonaro após reunião - Foto: Reprodução

Quem achou que o único motivo da aproximação do deputado federal Arthur Lira (Progressistas) com o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) era a presidência da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, se enganou. O parlamentar almeja o cargo de Governador de Alagoas.

Mesmo com o Centrão fragilizado em Brasília com a perda do MDB e DEM, Lira não esmoreceu e mantém a articulação para ser o candidato do Governo à presidência da Câmara Federal.

Em Alagoas, Arthur Lira está aproveitando o desgaste do governador Renan Filho (MDB), que não consegue ter forças para resolver o imbróglio para decidir quem será o candidato do MDB em Arapiraca. A legenda vive um “duelo de Titãs”, onde o vice-governador Luciano Barbosa e o deputado estadual Ricardo Nezinho querem o cargo de prefeito da segunda cidade mais importante do Estado.

Nos bastidores, o deputado Progressista trabalha para que Luciano Barbosa seja escolhido e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor, assuma o governo do Estado. Renan Filho deve se afastar do cargo para disputar uma vaga no Senado Federal, em 2022.

Tendo Marcelo Victor como aliado e interessado numa vaga na Câmara Federal, Arthur Lira ficaria fortalecido para viabilizar sua candidatura ao Governo de Alagoas. Neste cenário, todos sairiam ganhando: Marcelo Victor como deputado federal, Renan Filho como Senador e Arthur Lira como governador.

Para que isso aconteça, são necessários dois fatores: a aprovação do povo (que é quem vota), e trabalhar para que Luciano Barbosa seja o candidato a prefeito de Arapiraca.