Justiça

Processo seletivo do TJ/AL: 45 profissionais começam a atuar em setembro

Será em agosto o treinamento para assistentes sociais, psicólogos e pedagogos

Por 7Segundos, com TJ/AL 30/07/2020 11h11
Processo seletivo do TJ/AL: 45 profissionais começam a atuar em setembro
Fachada do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) - Foto: Assessoria

A Comissão do processo seletivo de profissionais para as equipes multidisciplinares do Judiciário de Alagoas informa que 90 dos candidatos aprovados serão convocados para participar de curso preparatório, que se dará entre os dias 17 e 28 de agosto. A convocação será publicada no Diário de Justiça Eletrônico (DJE), nesta sexta-feira (31).

A capacitação será promovida pela Escola Superior da Magistratura (Esmal) e acontecerá por videoconferência, com aulas remotas e ao vivo.

Após o treinamento, serão contratados inicialmente, até o final de setembro, os 45 aprovados dentro no número de vagas: 18 psicólogos, 18 assistentes sociais e 9 pedagogos. Para o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Tutmés Airan, a contratação representa "uma virada na história do Poder Judiciário".

"Normalmente os laudos de que os juízes dependem para impulsionar e sentenciar os processos eram feitos pelo profissionais do Poder Executivo, que faziam de favor, porque não tinham obrigação de fazer. Então suprimos essa lacuna histórica, removendo mai um obstáculo à boa jurisdição", explicou o desembargador Tutmés.

O juiz José Miranda Santos Júnior, membro da comissão organizadora do certame, também acredita que a medida vai resultar numa melhor prestação jurisdicional.

"Você vai localizar o atendimento dentro do próprio fórum. Então as pessoas não ficarão sendo encaminhadas para lugares distintos. É bom para o jurisdicionado, que terá um atendimento mais rápido, e para o Judiciário, que resolverá mais rápido as demandas judiciais, tendo julgamentos mais rápidos", ressaltou o magistrado.

A contratação será pelo período de dois anos. Confira o resultado definitivo da seleção clicando aqui.