Viral

Após viralizar com desabafo sobre bullying por jogar futebol, garota de 10 anos comove Corinthians e Marta

Larissa Vitória, de 10 anos, participou de uma conversa com atletas como Andressinha, Cacau e Gabi Nunes

Por Globo Esporte 30/07/2020 12h12 - Atualizado em 30/07/2020 12h12
Após viralizar com desabafo sobre bullying por jogar futebol, garota de 10 anos comove Corinthians e Marta
Larissa Silva, 10 anos, viralizou nas redes sociais - Foto: Reprodução/Instagram

Larissa Vitória tem apenas 10 anos, mas mostra a determinação de quem sabe que precisa brigar pela realização de um sonho: ser jogadora de futebol. Nesta semana, ela viralizou nas redes sociais com um vídeo em desabafo sobre o bullying que sofre por querer ser atleta. E, ainda criança, tornou-se inspiração.

A história deixou o bairro do Vasco da Gama, na Zona Norte do Recife, e comoveu ao elenco do Corinthians, com referências como Andressinha, Cacau e até mesmo Marta, seis vezes eleita a melhor jogadora do mundo.

As atletas do Alvinegro acompanharam a repercussão e tomaram a iniciativa de mobilizar a equipe para uma conversa por videochamada, na última quarta-feira. Foi assim que o sorriso tímido de Larissa transformou-se em um semblante firme, mas também surpreso, de quem, enfim, pode ver dias melhores pela frente.

"É uma honra para mim conversar com vocês. Nunca imaginei que esse vídeo iria chegar até onde chegou", disse a atleta mirim às corintianas.

Nas redes sociais, a história de Larissa ganhou repercussão com uma de suas principais inspirações no futebol. É o caso de Marta, eleita melhor do mundo por seis vezes, sendo cinco de forma consecutiva.

A atacante de 34 anos, que é natural de Dois Riachos, em Alagoas, atualmente defende o Orlando Pride, dos Estados Unidos, e compartilhou o vídeo publicado pela jogadora mirim, com direito a uma mensagem de apoio.

Larissa começou a criar uma relação de carinho pelo futebol desde os cinco anos de idade. Com o apoio da família, dedica parte dos dias à bola, em um campinho de barro que tem na frente de casa.

Na videochamada com às profissionais do Corinthians, ela contou sobre o sonho de um dia chegar à seleção brasileira. Este mesmo caminho foi feito por Andressinha, agora aos 25 anos, meia do Timão e da Canarinho, que mostrou sua identificação.

"Pode ter certeza que você serviu de inspiração para muitas meninas. Quando eu assisti seu vídeo, voltei lá atrás e fiquei imaginando quando eu era criança e não tive essa voz que você teve. Fiquei calada e não falei nada. Então quero dizer que você foi muito corajosa. E pode ter certeza que muitas meninas vão se inspirar na tua coragem."

A meia não foi a única a dedicar palavras para a história de Larissa. Na conversa, também participaram atletas como as também a atacante Gabi Nunes, a volante Ingryd e a lateral-direita Paulinha. A defensora falou sobre a inspiração que Larissa trouxe, até mesmo para jogadoras profissionais.

- Acho que muitas atletas levam um certo tempo para inspirar algumas pessoas, e você, com tão pouco tempo, tem inspirado até a gente, que tem experiência em grandes clubes, algumas na Seleção. Dizer para você continuar firme com seu sonho, que a gente sabe que não é fácil. Precisa de dedicação, esforço, muita coragem. Ser atleta não é fácil. Estamos aqui pra agradecer pelas tuas palavras.

Os primeiros minutos da conversa foram de timidez, como costumava ser a tônica das atitudes de Larissa. Mas também rendeu momentos de descontração.

Como em poucas ocasiões, a menina se soltou. Na sala de casa, usando o celular como ferramenta para compartilhar de um momento que esteve distante de imaginar acontecer, ela cantou a música que ficou conhecida com a atacante Carina Gomes, chamada de Cacau, no período da Copa do Mundo de 2019.

Uma das ídolas de Larissa, Cacau comentou o feito de Larissa. Uma história que representa, antes de tudo, incentivo para outras tantas meninas que sonham seguir a vida como atletas de futebol.

"Se na nossa época tivesse essa tecnologia. Acho que teriam muito mais meninas que fariam isso que você fez. No momento ali, você até falou: 'Chorei de raiva'. Acho que todas nós passamos por isso."