Capital

Prefeitura dá início às ações do ‘Agosto Dourado’ com blitz no Centro de Maceió

Blitz inicia mês de incentivo à amamentação

Por 7Segundos, com SMS 03/08/2020 12h12
Prefeitura dá início às ações do ‘Agosto Dourado’ com blitz no Centro de Maceió
Blitz da Amamentação - Foto: Ascom SMS

Considerado o padrão ouro da alimentação, o aleitamento materno conta com um mês de intensificação de ações de orientação e incentivo, que é o Agosto Dourado. E para dar início às atividades do mês, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma blitz da amamentação em semáforos do Centro de Maceió, na manhã desta segunda-feira (03).

Com faixas e cartazes, as profissionais da Coordenação de Saúde da Criança orientaram a população sobre o objetivo da campanha, instituída pela Lei nº 13.435, de abril de 2017. “Nossa intenção é conscientizar a população sobre a importância da amamentação tanto para mãe, como para o bebê”, explica a coordenadora de saúde da criança da SMS, Marglene Oliveira.

Com o tema “Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável”, o Agosto Dourado deste ano falará sobre o impacto da alimentação infantil no meio ambiente.

“Não vamos poder entregar folders esse ano, mas vamos lembrar as pessoas, mais uma vez, a importância da campanha e da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que incentivam a mulher a amamentar até o sexto mês e, de forma continuada, até, pelo menos, os dois anos de idade”, relata Maely Nunes, técnica da coordenação.

A técnica ainda reforça a importância da amamentação, com os devidos cuidados, mesmo em casos de mães contaminadas com o novo coronavírus, conforme definido no fluxo do Ministério da Saúde. “Este ano a campanha vai ser virtual, mas algo que nos alegra é que aleitamento materno não parou de acontecer. Já foi comprovado que a mulher com Covid-19 pode usar máscara, se cuidar e amamentar seu filho”, destaca Maely.

Nesta quarta-feira (5), das 9h às 11h, Maely integrará o Seminário de Aleitamento Materno do Amazonas. No encontro virtual, a técnica irá falar sobre o Comportamento Alimentar x Qualidade de vida na infância. O evento é aberto aos profissionais da área da saúde e público e será transmitido pelo aplicativo Mano.

Programação


17/08 –
Palestra online – 19h30 – no 3º SIMPÓSIO DE ALEITAMENTO MATERNO DA MESM: Aleitamento Materno, NBCAL e Conflitos de Interesse – Maely ( Técnica de Saúde da Criança de Maceió e membro da IBFAN Brasil) e Andréa Pinheiro ( Pediatra/Neonatologista – Referência Estadual para a Rblh e membro da IBFAN Brasil)

19/08 –
Palestra online – 19h30 – Aleitamento Materno e Introdução Alimentar Saudável – Gleverson Lima Silva (Nutricionista –Especialista em Suplementação e Fitoterapia) e Layne Cabral ( Enfermeira – Especialista em Saúde Pública, Técnica de Saúde da Criança de Maceió)

28/08 –
Encontro Virtual SESAU – 10h – Desenvolvimento Infantil e Aleitamento Materno Maely ( Técnica de Saúde da Criança de Maceió e membro da IBFAN Brasil).