Alagoas

Alagoas na mira de chineses e russos na corrida da vacina pra Covid-19

Vacinas britânicas e chinesas já estão sendo testadas pelo país

Por Marcos Filipe Sousa com Agências de Notícias 03/08/2020 15h03
Alagoas na mira de chineses e russos na corrida da vacina pra Covid-19
Consórcio que garantir acesso dos estados às vacinas - Foto: Kenny Katombe/Reuters

O Consórcio Nordeste pode abrir as portas para Alagoas receber vacinas para a Covid-19. A informação foi repassada pelo presidente do grupo, Rui Costa, em coletiva nesta segunda-feira (03).

O governador da Bahia informou que fez contato com embaixadas russa e chinesa para garantir o acesso dos estados do nordeste para as vacinas que estão sendo produzidas.

O país é um dos principais focos na testagem de vacinas potenciais contra o coronavírus porque é o segundo país do mundo com maior número de contágios. Como há maior circulação do vírus, a avaliação sobre se a testagem produziu de fato algum tipo de imunização se torna mais precisa e efetiva.

A primeira vacina surgiu de um acordo entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac. O segundo convênio oficializado envolve o Ministério da Saúde, a Universidade de Oxford, do Reino Unido, e a empresa britânica AstraZeneca, em uma parceria que prevê a transferência da tecnologia inglesa, que no Brasil será assumida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e a compra de até 100 milhões de doses da vacina. 

No estado do Paraná será testada outra vacina chinesa, a Sinopharm.

Pesquisadores do Instituto do Coração (InCor) da Faculdade de Medicina (FM) da Universidade de São Paulo (USP) também testam em camundongos uma potencial vacina imunizante.