Infraestrutura

Prefeitura e Braskem levam mutirão de limpeza ao Pinheiro e Mutange

Trabalho ocorrerá durante toda esta semana

Por Ascom Sudes com Ascom Braskem 04/08/2020 14h02 - Atualizado em 05/08/2020 08h08
Prefeitura e Braskem levam mutirão de limpeza ao Pinheiro e Mutange
Trabalho ocorrerá durante toda esta semana - Foto: Ascom Sudes

A Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), iniciou, nesta terça-feira (4) um mutirão de limpeza nos bairros Pinheiro e Mutange. A ação conta com a parceria da Braskem e tem o objetivo de manter as condições de circulação e bem-estar dos moradores da região.

O mutirão ocorrerá durante toda esta semana nas ruas Luiz Rizzo, Augusto Vaz e Dionísio Sobrinho. Os agentes de limpeza realizarão ações como varrição de ruas e calçadas, capinação, desobstrução de bueiros e bocas de lobo e não entrarão em imóveis onde residem moradores ou nos imóveis desocupados, restringindo-se apenas às vias públicas. No Mutange, as equipes também seguem com o trabalho de coleta de entulhos, que começou em maio e deve ser mantido até o final de agosto.

Além disso, o Programa de Controle de Pragas nas áreas desocupadas também continua com serviços de termonebulização (fumacê) para exterminar moscas e mosquitos causadores de dengue, zika e chicungunya, e de dedetização (controle de escorpiões, baratas, formigas e insetos em geral).

Titular da Sudes, Gustavo Acioli Torres afirma que os mutirões são essenciais para intensificar o trabalho da limpeza urbana e coibir a proliferação de agentes transmissores de doenças.

“Os mutirões vem ocorrendo com frequência no bairros de Maceió com objetivo de intensificar deixar o local limpo e evitar a proliferação de insetos transmissores de doenças, como a dengue, por exemplo. Essa parceria com a Braskem é de suma importância, pois permite a ampliação das atividades de limpeza urbana na capital, priorizando a saúde e o bem estar da população”, afirma Torres.

Balanço do primeiro mutirão

Todos os resíduos recolhidos foram destinados conforme orientação da legislação municipal. Os agentes de limpeza sempre trabalham com todos os equipamentos de proteção necessários, adotando as medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias para a prevenção ao novo coronavírus.

Durante os meses de maio e julho, as equipes de limpeza da Braskem e da Prefeitura de Maceió removeram mais de 471 caçambas de entulho (cerca de 6.600 m³ de material) nos bairros do Pinheiro e Mutange (área total de 120.000 m²). Somente no Pinheiro, foram mais de 92 carretas de entulho (cerca de 1.300 m3).