Mundo

EUA aprovam spray nasal contra depressão que faz efeito em 4 horas

Os estudos com o medicamento mostraram os sintomas depressivos são reduzidos em apenas quatro horas após o uso

Por Catraca Livre 04/08/2020 15h03
EUA aprovam spray nasal contra depressão que faz efeito em 4 horas
Os estudos com o medicamento mostraram os sintomas depressivos são reduzidos em apenas quatro horas após o uso - Foto: Reprodução

A FDA (Food and Drug Administration, agência reguladora de medicamentos e alimentos do governo americano) aprovou o uso de um spray nasal contra a depressão que tem efeito quase instantâneo. Os estudos com o medicamento mostraram os sintomas depressivos são reduzidos em apenas quatro horas após o uso.

Com a decisão, os médicos estão autorizados para prescrever o tratamento para pacientes que não conseguem encontrar alívio com outros antidepressivos. A esperança é que a ação rápida do spray ajude a salvar vidas de pessoas que sofrem com pensamentos suicidas.

Pessoas com depressão usam estas palavras com mais frequência

A droga, com nome comercial de Spravato, produzida pela Janssen, uma subsidiária da gigante americana Johnson & Johnson – é feita de esketamina, um primo químico da cetamina, usada há décadas como um anestésico poderoso para preparar os pacientes para a cirurgia.

Como ajudar alguém com depressão


Acredita-se que a esketamina atinja substâncias químicas cerebrais responsáveis ​​pelo humor com mais precisão do que a cetamina.