Educação

Ufal esclarece que não há previsão de retorno de atividade presencial

Terceirizadas voltaram para fazer manutenção dos locais, mas respeitando os planos de contingência apresentados

Por 7Segundos, com Ufal 05/08/2020 09h09 - Atualizado em 05/08/2020 09h09
Ufal esclarece que não há previsão de retorno de atividade presencial
Universidade Federal de Alagoas (Ufal) - Foto: Assessoria

A Universidade Federal de Alagoas esclarece que ainda não há previsão de retorno de atividades presenciais e tranquiliza seus servidores porque isso só irá acontecer quando houver segurança no que diz respeito às condições sanitárias em relação à pandemia de covid-19. O estudo sobre a retomada está sendo feito por comissões especiais instituídas pelo Conselho Universitário em reunião extraordinária, realizada em julho, que teve duração de mais de 14 horas.

Sobre o retorno de forma mais efetivas das terceirizadas, a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) informa que essa volta foi para atender uma demanda emergencial e está sendo considerada como serviço essencial. “Fizemos vistoria em todas as unidades do Campus A.C. Simões, antes de ampliar o quadro de funcionários terceirizados, respeitando, claro, os grupos de riscos, de acordo com os planos de contingência apresentados”, afirmou Dilson Batista, superintendente da Sinfra.

E completa: “O trabalho ampliado do pessoal da limpeza é uma medida sanitária. Na vistoria, constatamos que há unidades que necessitam de limpeza diária, mesmo sem pessoas nos ambientes. Essa medida é para evitar mofo e problemas de deterioração das unidades e filtros de ar condicionado. É preciso abrir salas para arejamento, renovação de ar, ligar ar condicionados e equipamentos e alguns serviços essenciais de manutenção, por causa pela pandemia e, especialmente, porque estamos no inverno e a umidade é alta.”