Infraestrutura

Com projeto inovador, primeira Praça do CRIA será construída em Pilar

Governador assina ordem de serviço nesta quinta (06)

Por Agência Alagoas 05/08/2020 13h01
Com projeto inovador, primeira Praça do CRIA será construída em Pilar
Coleção de brinquedos, projetados usando como referência o folclore e a história alagoana, é diferencial - Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (6), o Governador Renan Filho, o Secretário de Estado da Infraestrutura, Maurício Quintella, e o Prefeito de Pilar, Renato Filho, assinam a ordem de serviço para o início das obras da primeira Praça da Criança Alagoana no município de Pilar. O projeto faz parte das ações do Programa Criança Alagoana (CRIA) e busca construir espaços públicos de lazer para os pequenos alagoanos, visando o bem-estar, a interação familiar e a valorização dos elementos culturais do estado.

Para a construção do empreendimento, serão investidos, com recursos oriundos do Tesouro Estadual, cerca de R$ 514 mil e a previsão para a conclusão da obra é de oito meses. O terreno, com área de 723,276 m², será ocupado por brinquedos, com áreas de convivência e ambientes onde poderão ser realizadas atividades artísticas e culturais, educacionais e de lazer.

O grande diferencial da Praça CRIA será a coleção de brinquedos, que foram projetados usando como referência o folclore e a história alagoana. As instalações têm formato de canoa, redes, trama de filé, canavial, corais, chapéu de Guerreiro e até da Serra da Barriga, criando um ambiente onde as crianças brincam e interagem com elementos da cultura e naturais de Alagoas.

Primeira Infância


A idealização da praça com o conceito de valorização do que é alagoano foi da primeira-dama do Estado, Renata Calheiros, que coordena o programa CRIA. “Quando trabalhamos com a primeira infância temos que levar em consideração a capacidade que essas crianças têm de aprender, de absorver informações enquanto são estimuladas. O ato de brincar em ambientes como esse é importantíssimo para o desenvolvimento, e agora fica mais rico para a formação cultural dos pequenos”, afirmou a primeira-dama.


Renata Calheiros destacou que os projetos do CRIA são multifuncionais, o que não foi diferente na concepção da praça. “Ela é para brincar, mas também foi pensada para desenvolver aspectos físicos com segurança, integrar a família e por que não para aprender? E melhor, aprender sobre sua própria história, suas raízes”, explicou.

A primeira-dama deu como exemplos os brinquedos Canoa e Rede, que são balanços e escaladores que proporcionam o equilíbrio e desenvolvimento motor, e representam a tradição da pesca. “Em Pilar, por exemplo, essas crianças muitas vezes são filhos de pescadores, convivem com a cultura pesqueira. Deixamos de seguir um modelo padrão de brinquedos para valorizar a identidade dos alagoanos e levar às crianças a referência cultural que faz parte da realidade delas”, disse Renata.

Seinfra conduzirá obras


O Secretário de Infraestrutura, Maurício Quintella, comentou sobre a atuação da Seinfra no projeto. “Contribuir nesse projeto desenvolvido pelo CRIA está sendo muito animador porque o objetivo é auxiliar no desenvolvimento das crianças. Estamos dando todo o suporte na parte da obra e do projeto arquitetônico. Essa praça será a primeira a ser construída, ela servirá de projeto modelo. Pretendemos, nos próximos dois anos, estar implantando mais praças em outros municípios que serão selecionados pelo CRIA.”

As praças poderão ser construídas em todos os municípios alagoanos, através de parceria entre Governo e as Prefeituras. Os projetos disponíveis são adaptados a qualquer local e mantêm o padrão de segurança, com piso de absorção de impacto, mureta de controle de trânsito das crianças, acessibilidade e paisagismo. Tudo baseado em estudos do desenvolvimento motor, sensorial, cognitivo e equilíbrio das crianças.