Justiça

Vara da Saúde usará inteligência artificial para agilizar processos

Robô Hércules já vem sendo utilizado na 15ª Vara, onde foram analisadas cerca de 10.000 petições intermediárias de processos de execução fiscal

Por TJAL 05/08/2020 18h06
Vara da Saúde usará inteligência artificial para agilizar processos
Integrantes da 30ª Vara, da Ufal e da Diretoria de TI do Tribunal debateram o uso da ferramenta em reunião nesta quarta (5) - Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) vai utilizar inteligência artificial para agilizar os processos da área de saúde, que tramitam na 30ª Vara Cível de Maceió. A ferramenta, apelidada de Hércules, vem sendo usada desde o ano passado na 15ª Vara, onde já foram analisadas cerca de 10.000 petições intermediárias de processos de execução fiscal.

De acordo com o diretor de Tecnologia do TJAL, José Baptista Neto, os trabalhos de análise serão iniciados nos próximos dias. "Esperamos que até o final de agosto já tenhamos os primeiros resultados", disse.

Ainda segundo Baptista, o Hércules vai auxiliar a 30ª Vara Cível na análise de petições iniciais e/ou intermediárias, podendo agrupá-las de maneira que facilite o trabalho da unidade e agilize as decisões.

O software foi desenvolvido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). De acordo com o professor Krerley Oliveira, do Laboratório de Estatística e Ciência de Dados, o agrupamento das peças judiciais leva em conta o seu teor e possibilita aos servidores aumentar a eficiência e a prestação de serviço à população.

"Estamos discutindo com a equipe da vara, levantando as principais demandas e apresentando os resultados já obtidos na 15ª Vara, bem como preparando um projeto-piloto para explorar as funcionalidades já existentes do Hércules. Esse trabalho é conjunto, feito em colaboração com os magistrados e servidores da unidade", destacou.

Os resultados na 15ª Vara, segundo o professor, se mostraram positivos, com um índice de acerto superior a 90%. "A tendência é que esse desempenho melhore ainda mais", pontuou.

Vara da Saúde


A 30ª Vara Cível da Capital passou a funcionar em janeiro deste ano e tem hoje 5.259 processos em tramitação, todos de urgência. Na avaliação da juíza Isabelle Dantas, a inteligência artificial vai organizar e otimizar a performance da unidade. "Será positivo para todos", disse.

Para o juiz Wlademir Paes de Lira, gestor do convênio com a Ufal, o objetivo do Judiciário é produzir mais, em um menor espaço de tempo e usando um menor número de pessoas. "É fundamental criar mecanismos para julgar cada vez mais processos, pois as demandas aumentam todos os anos".

Ainda de acordo com o magistrado, futuramente o Hércules deverá ser testado em mais unidades. "Nossa intenção é levar para todas as varas de Alagoas".