Viral

Nasa revisará nomes preconceituosos de planetas, estrelas e galáxias

Especialistas em diversidade, inclusão e igualdade vão prestar consultoria à agência americana para detectar casos inapropriados

Por Metrópoles 06/08/2020 17h05
Nasa revisará nomes preconceituosos de planetas, estrelas e galáxias
Nasa - Foto: Reprodução

A agência espacial americana (Nasa) informou nessa quarta-feira (5/8) que vai renomear planetas, galáxias, nebulosas e estrelas considerados preconceituosos.

A Nasa contará com a consultoria de especialistas em diversidade, inclusão e igualdade para ajudar a detectar casos inapropriados.

Nebulosa Esquimó

O primeiro nome identificado e que não será mais usado pela agência é o da “nebulosa esquimó”, a NGC 2392, restos de uma estrela parecida com o Sol. A palavra esquimó, de acordo com a agência, é vista como um termo antigo com uma história racista, usado de forma imposta contra indígenas das regiões árticas.

“Apoio a nossa reavaliação contínua dos nomes pelos quais nos referimos a objetos astronômicos”, afirmou Thomas Zurbuchen, administrador-associado da Diretoria de Missões Científicas da Nasa, em Washington.

A Nasa também não usará o termo “galáxia dos gêmeos siameses”. O termo identifica o par de galáxias formado por NGC 4567 e NGC 4568, encontrado no Cluster Virgo Galaxy. No futuro, conforme a agência, deverão ser usados apenas nomes oficiais escolhidos pela União Astronômica Internacional.

“Nosso objetivo é que todos os nomes estejam alinhados com nossos valores de diversidade e inclusão. Trabalharemos proativamente com a comunidade científica para garantir isso. A ciência é para todos, e todas as facetas do nosso trabalho precisam refletir esse valor”, afirmou a agência.