Maceió

Primeira semana de reabertura das academias em Maceió tem saldo positivo, avalia conselho

Estabelecimentos foram notificados e possuem sete dias para regularizar situação

Por Marcos Filipe Sousa 07/08/2020 15h03
Primeira semana de reabertura das academias em Maceió tem saldo positivo, avalia conselho
Fiscalização nas academias da capital - Foto: Cortesia/ CREF

O Conselho Regional de Educação Física (CREF) de Alagoas avalia como positiva a primeira semana de reabertura das academias em Maceió, durante a fase amarela nas etapas de flexibilização em meio a pandemia da Covid-19.

A entidade informou que 14 estabelecimentos foram vistoriados nestes cinco primeiros dias, e contaram com a ajuda da Vigilância Sanitária Municipal durante as ações que ocorreram nos bairros da Ponta Verde, Pajuçara, Clima Bom, Serraria e Santa Amélia.

“Avaliamos como positiva esta primeira semana. As falhas existem, mas são menos graves, e que devem sim, ter uma adequação. Para isso, esses estabelecimentos terão o prazo de sete dias para fazê-las”, disse Antônio Neto, agente de fiscalização do conselho.

Dos estabelecimentos visitados, dois estavam funcionando de forma clandestina e eram as que mais precisavam de adequação.

“A principal dúvida era sobre o distanciamento, já que as recomendações nacionais dizem um metro e meio, e o decreto municipal dois metros. Então eles aproveitaram a presença da Vigilância para ter esses esclarecimentos”, explicou.

Entre alguma adequações que estavam faltando era a proteção de acrílico na recepção, evitando contato direto entre funcionários e alunos, e os planos de contingenciamento e de emergência. 

As academias foram notificadas, e a falta de regularização pode implicar em multa e até interdição do local, dependendo da gravidade.

Na próxima semana, o Conselho realizará novas ações em outros bairros da cidade.