Brasil

Coronavírus: Após 100 mil mortes, governo diz que é “exemplo ao mundo”

Brasil registrou 3.012.412 casos confirmados de coronavírus e 100.477 óbitos

Por Yahoo Notícias 09/08/2020 11h11 - Atualizado em 09/08/2020 12h12
Coronavírus: Após 100 mil mortes, governo diz que é “exemplo ao mundo”
Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados no sábado, o Brasil registrou 3.012.412 casos confirmados de coronavírus e 100.477 óbitos - Foto: Reprodução

No dia em que o Brasil ultrapassou a marca de 100 mil mortes por coronavírus, o governo Bolsonaro diz que é “exemplo ao mundo” no combate à doença. O presidente compartilhou tweets da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) rebatendo uma crítica de Sergio Moro, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública.

“Todas as vidas importam: as que vão e as que ficam. Lamentamos as mortes por Covid, assim como por outras doenças. Nossas orações e nossos esforços têm a força de um governo que dá tudo para salvar vidas, com uma reação que serve de exemplo ao mundo todo. O Brasil vai em frente”, diz um dos posts da Secretaria no Twitter.

Moro citou a frase “E daí?”, dita pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em abril, quando o Brasil registrou 5.017 óbitos por Covid-19, ultrapassando a China, primeiro epicentro da doença. O perfil da secretaria defendeu o chefe do Executivo, que republicou os tweets em sua única manifestação sobre a marca de 100 mil mortes.

“Para um governo, muito mais do que palavras bonitas, a melhor forma de mostrar que se importa é trabalhando. Estamos todos do mesmo lado da trincheira na guerra que foi imposta ao mundo todo. E o governo do Brasil tem trabalhado sem descanso desde o começo”, rebateu a Secom.

Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados no sábado, o Brasil registrou 3.012.412 casos confirmados de coronavírus e 100.477 óbitos, sendo o segundo país com mais vítimas fatais em decorrência da Covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos.

A Secom, por sua vez, optou por exaltar os recuperados (o Brasil também é o segundo país com mais curados, atrás dos Estados Unidos) e maquiou a taxa de óbitos por milhão de habitantes comparando com “grandes nações” como San Marino, microrregião europeia com 33 mil habitantes.