Brasil

[Vídeo] Homem que ofendeu motoboy já atirou pedra em carro de vizinha

Caso ocorreu em 2018, no condomínio onde Mateus Almeida Prado mora, em Valinhos (SP). Após episódio, vizinha se mudou

Por Metrópoles 10/08/2020 10h10 - Atualizado em 10/08/2020 10h10
[Vídeo] Homem que ofendeu motoboy já atirou pedra em carro de vizinha
Homem que ofendeu motoboy já atirou pedra em carro de vizinha - Foto: Reprodução

O homem branco que humilhou o entregador Matheus Pires Barbosa com ofensas racistas já se envolveu em outra confusão no condomínio onde vive, em Valinhos, no interior de São Paulo. Um vídeo exibido durante reportagem do Fantástico neste domingo (9/8) mostra o homem arremessando uma pedra contra o carro de uma vizinha que, com medo, decidiu se mudar do local.

O ataque racista do último dia 31 de julho não foi a primeira vez em que Almeida Prado proferiu ofensas contra o motoboy. Matheus, que tem apenas 19 anos, conta que está trabalhando como motoboy por aplicativo há apenas um mês.

“Eu já tinha pegado outra corrida na casa dele, e me chamou de burro porque eu não tinha achado o endereço”, narrou.

A fama do homem que atacou Matheus, porém, é longa. A confusão da última semana começou quando o motoboy relatou a ele que havia críticas ao fato de o homem tratar mal os outros motoristas de aplicativo.

“Eu trampo pelo aplicativo. O iFood, mais precisamente. No que eu cheguei, fiz um comentário que ele não gostou. Falei que os motoboys estavam falando mal dele. Falei num tom de brincadeira, mas ele não gostou”, contou. Prado Couto, segundo o iFood, foi banido da plataforma.

Diagnóstico de distúrbio psiquiátrico

O pai do agressor alegou que o filho sofre de esquizofrenia e apresentou laudos da doença. Ele disse, em nota, que Mateus recebeu educação para tratar com respeito o próximo, independentemente de classe social, credo ou raça. “Valores que lhe foram furtados pela esquizofrenia”. Também pediu desculpas ao motoboy e à família dele.

Um psiquiatra que já tratou de Mateus Prado confirmou ao Fantástico que ele sofre de esquizofrenia paranóide.

Depois de o vídeo viralizar nas redes sociais, o rapaz recebeu apoio de internautas e celebridades, sendo presenteado com motos, convites de faculdades para estudar e uma vaquinha que já ultrapassa os R$ 150 mil.