Covid -19

Artesãos de Alagoas ganham espaço para venda de máscaras artesanais

Loja no Parque Shopping também contará com peças de artesanato e deve permanecer no estabelecimento nos próximos dois meses

Por Agência Alagoas 10/08/2020 17h05
Artesãos de Alagoas ganham espaço para venda de máscaras artesanais
Espaço no Parque Shopping também contará com peças de artesanato - Foto: Agência Alagoas

As máscaras de proteção produzidas por artesãos alagoanos e pelo setor de confecções do estado terão, a partir desta terça-feira (11), um espaço no Parque Shopping Maceió para comercialização. A ação foi intermediada pelo programa Alagoas Feita À Mão e o projeto Proteção Para Todos, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

Este item, de uso necessário como meio de proteção contra a COVID-19, tem sido confeccionadas por grupos de artesãos como forma de produção de renda e sustento para as famílias que vivem do comércio em locais voltados para o turismo. A Associação dos Artesãos do Pontal da Barra, com mais de 500 membros, é um dos que encontraram nas máscaras uma saída para a crise.

“Mais de 80% dos nossos associados ficaram sem renda nesse período. Com a costura das máscaras conseguimos inovar e sustentar nossas famílias. Fazemos máscaras de filé, cheias de cores e vida, assim como os bordados que comercializamos normalmente. É muito importante ter esse espaço em um momento como esse, porque divulga o nosso trabalho e é uma oportunidade de aumentar nossas vendas. Que essa parceria só tenha a crescer”, declara Adriana Gomes, presidente da Associação.

A ideia de ter uma loja com foco na venda de máscaras aconteceu através da identificação da constante procura pelo produto dentro deste centro de compras, que viu no projeto Proteção Para Todos uma oportunidade de parceria. 


“Esse elo com o Parque Shopping vem em um momento que precisamos unir forças e ideias. Com essa ação, nós podemos potencializar a venda dos artesãos, que passam por um momento difícil durante esta pandemia, assim como fornecer o produto para o público. É muito bom ver que o edital do nosso projeto teve outros desdobramentos além da venda direta do setor de confecção para o Estado”, explica Giselle Mascarenhas, superintendente de Desenvolvimento Setorial e Regional da Sedetur.

Além das máscaras, a loja também terá disponível para a venda peças variadas desses artesãos, como roupas, bolsas, objetos de decoração e acessórios caracterizados pela riqueza feita à mão em Alagoas. O espaço ficará localizado no piso L2 do Shopping, ao lado da Vivara, próximo a saída B do estabelecimento, e permanecerá pelos próximos três meses. O horário de funcionamento acontece das 12h às 20h, de domingo a quinta-feira, e das 12h às 22h, às sextas e sábados.