Maceió

Ação vacina cerca de 50 equinos no bairro de Bebedouro

Ação teve como foco cavalos, mulas e jumentos cujos proprietários moram na área de desocupação

Por 7Segundos com Assessoria 12/08/2020 18h06
Ação vacina cerca de 50 equinos no bairro de Bebedouro
O foco foi atender os animais cujos proprietários são moradores da área de desocupação - Foto: Divulgação

Um mutirão de atendimento de saúde a equinos nesta quarta-feira (12) no bairro de Bebedouro vacinou cerca de equinos, entre cavalos, mulas e jumentos. Os animais também foram submetidos à avaliação clínica e vacinados contra leptospirose, encefalomielite e tétano, gratuitamente.

A ação aconteceu na Praça Lucena Maranhão e os atendimentos foram realizados por profissionais e estudantes de Veterinária, Zootecnia e Administração da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

O foco foi atender os animais cujos proprietários são moradores da área de desocupação, por isso, o comprovante de residência do tutor foi exigido. O carroceiro Carlos Daniel Rodrigues Silva, 22 anos, foi o primeiro a levar o cavalo para receber os cuidados de saúde proporcionados pelo programa. “Nunca teve isso aqui em Bebedouro, a gente sempre tinha que comprar o medicamento, aí eu trouxe o bicho para vacinar”, comentou. 

Enquanto o animal é vacinado, o tutor recebe dicas de cuidados e orientação sobre a importância de manter a vacinação em dia. Também responde a um questionário sobre quantos animais possui, se já apresentaram doenças e foram tratados, de que forma o animal participa da rotina da residência – como objeto, integrante da dinâmica da família ou ferramenta de trabalho –, se há intenção de castrá-lo.

O Programa de Acolhimento de Animais, parceria da Braskem com a UFAL e a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) realizaram o trabalho.