Educação

Seduc ouve professores da rede estadual sobre rotina de aulas remotas

Reunião incluiu debate com educadores sobre ferramentas digitais e retomada das atividades presenciais

Por Ascom Seduc 13/08/2020 15h03
Seduc ouve professores da rede estadual sobre rotina de aulas remotas
Reunião on-line debateu com educadores sobre ferramentas digitais e a retomada das atividades presenciais - Foto: Ascom Seduc

Duzentos e cinquenta professores da rede estadual de ensino participaram de uma teleconferência com a secretária de Estado da Educação, Laura Souza, nesta quarta-feira (12). Durante o encontro, que durou mais de duas horas, foram abordados temas como aulas remotas, uso de ferramentas digitais no ensino, o Regime Especial de Atividades Escolares Não-Presenciais (REAENP) e a futura retomada das aulas presenciais.

Na ocasião, a secretária destacou a importância do momento, frisando que a Seduc tem dialogado com diversos segmentos da comunidade escolar, assim como autoridades sanitárias, órgãos de controle e sociedade como um todo para buscar uma forma de se construir uma estratégia de volta às aulas que não coloque estudantes e servidores em risco.

“Estamos vivendo o momento mais desafiador de nossa carreira e é importante construirmos juntos soluções para esta nova realidade. A gestão da Seduc tem buscado o melhor caminho possível para a educação de Alagoas. Nestes últimos cinco anos, já reformamos mais de 50% das escolas, mais que duplicamos a quantidade de ginásios de esportes, aumentamos a função gratificada de gestores, melhoramos a remuneração dos professores contratados, tiramos a interferência politica da gestão educacional, implantamos escolas de tempo integral, fornecemos fardamento escolar para os estudantes”, pontuou a secretária.

Na ocasião, ela também mencionou que a Seduc está em processo de contratação de internetpatrocinada para professores e alunos para desenvolvimento das atividades remotas.

Aulas presenciais - Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (11), o governador Renan Filho reforçou que o retorno das aulas presenciais só acontecerá quando houver segurança máxima em todas as regiões do estado.

Enquanto isso, a Seduc trabalha na construção de um protocolo sanitário para a futura retomada das aulas presenciais – que ainda não tem data para acontecer – e tem dialogado com todos os componentes da comunidade escolar: no último dia 29, reuniu-se com estudantes, enquanto desta vez, foi a vez dos professores. Também foi realizada uma escuta com pais de alunos. Além disso, a secretaria ainda interage com órgãos como a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE- AL).