Maceió

Fiocruz alerta que casos de síndromes gripais ainda são altos em Maceió

Estado possui manutenção de crescimento, aponta análise

Por Marcos Filipe Sousa 13/08/2020 15h03
Fiocruz alerta que casos de síndromes gripais ainda são altos em Maceió
As mortes por influenza foram consideradas muito altas no período analisado, já as de Covid-19 estabilizadas - Foto: Reprodução/ Vix

Após meses alertando para o aumento do número de casos e mortes no país, o Boletim InfoGripe, produzido pela Fiocruz indica que os números de casos e de óbitos ainda estão acima do valor considerado muito alto em Maceió.

A análise é referente à Semana Epidemiológica 32, dos dois 2 a 8 de agosto, unindo os casos de influenza e Covid-19.

O estudo aponta que em Alagoas e na capital há manutenção do sinal de crescimento das Síndromes Respiratórias Agudas Graves por Influenza e Covid-19 e o Estado apresentada uma ocorrência de casos muito alta.

As mortes por influenza foram consideradas muito altas no período analisado, já as de Covid-19 estabilizadas. Os pesquisadores alertam para uma testagem maior entre os alagoanos para diferenciar com mais precisão os óbitos.

Cenário Brasileiro


O cenário atual no Brasil sugere que os casos notificados de SRAG, independentemente de presença de febre, apresentam tendência de queda leve, mas ainda se encontram na zona de risco. A ocorrência de casos semanais é muito alta – acima do liminar de atividade muito alta. Em relação às regiões, todas encontram-se na zona risco.

O mesmo quadro pode ser observado em casos de SRAG por Covid-19. Todas as regiões encontram-se na zona de risco com registro de ocorrência de casos muito alta.

Em relação aos óbitos por SRAG, todas as regiões se encontram na zona de risco e com ocorrência de casos muito alta. Os óbitos de SRAG por Covid-19 também estão na zona de risco e com número de casos muito alto.