Viral

Caixão de vítima da Covid-19 é jogado em cemitério e gera revolta nas redes

O local foi denunciado por não cumprir os protocolos sanitários para o enterro, adaptados por conta da pandemia

Por Metrópoles 13/08/2020 16h04
Caixão de vítima da Covid-19 é jogado em cemitério e gera revolta nas redes
O local foi denunciado por não cumprir os protocolos sanitários para o enterro, adaptados por conta da pandemia - Foto: Reprodução

Um caixão com o corpo de um homem que morreu pelo novo coronavírus foi abandonado em um cemitério do Piauí e indignou moradores da região. O local foi denunciado por não cumprir os protocolos sanitários para o enterro, adaptados por conta da pandemia.

Como medida de contenção à proliferação da Covid-19, funerais passaram a ser restritos às vitimas da doença. Dessa forma, o caixão permanece fechado e há a limitação de familiares acompanhando o enterro, para evitar aglomerações.

As fotos viralizaram nas redes sociais, nessa quarta-feira (12/08). Na internet, internautas comentaram que o plástico utilizado para envolver o caixão foi retirado pelos coveiros sem a devida proteção. O material é posto como mais um reforço contra a propagação da doença.

“Cadê o coveiro e toda a estrutura que a prefeita disse que tinha?”, disse um morador da cidade em uma postagem nas redes. “Um caixão jogado no cemitério sem enterrar”, prosseguiu outro morador.

Em nota, a Prefeitura de Altos, onde ocorreu o caso, informou que o corpo é de um paciente que morreu no dia 4 de agosto, em um hospital em Teresina. Em defesa, foi dito que a morte foi informada quando já havia sido feito o traslado e o enterro do paciente. De acordo com a nota, a Secretaria Municipal de Saúde tomou medidas imediatas para solucionar a situação.

Confira a nota da prefeitura:

A Prefeitura de Altos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, esclarece que foi informada do referido óbito quando já havia sido feito pela família o traslado e o enterro do paciente sem comunicação ao Município, ou seja, sem seguir o protocolo oficial em caso de óbito.

O paciente veio a óbito na noite do dia 4 de agosto, no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina. Ao tomar conhecimento do óbito por meio do Sistema de Notificações do Governo do Estado, ao meio-dia do dia 5 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde tomou medidas imediatas para solucionar a situação, que não seguiu os protocolos estabelecidos tanto pelo Estado como pelo Município.