Religião

Igrejas católicas de Maceió retomam missas presenciais a partir deste sábado

Arquidiocese pede que a população acima de 60 anos fique em casa

Por 7Segundos 14/08/2020 10h10 - Atualizado em 14/08/2020 11h11
Igrejas católicas de Maceió retomam missas presenciais a partir deste sábado
Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira de Maceió - Foto: Assessoria

Semanas após o governador Renan Filho (MDB) anunciar a reabertura dos templos religiosos diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Arquidiocese de Maceió decidiu retomar as celebrações eucarísticas com a presença de fiéis a partir deste sábado (15), data que marca o início da festa de Nossa Senhora dos Prazeres.

As atividades presenciais serão retomadas seguindo um protocolo de reabertura gradual, aprovado pelo governo do Estado e prefeitura municipal. As normas foram apresentadas, no último dia 31 pelo arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz, durante uma live transmitida nas redes sociais. 

De acordo com o protocolo sanitário, as igrejas devem evitar aglomerações; disponibilizar os assentos com, pelo menos, 1,5 metro de distância entre as pessoas, com as devidas marcações e; álcool em gel 70% na entrada e saída dos ambientes. Ninguém poderá ingressar nos templos sem máscaras de proteção. A Arquidiocese recomenda que a população acima de 60 anos fique em casa.

“A pandemia causada pelo novo coronavírus, nos ensinou em meio a tantas aflições, novas direções para construir um mundo melhor e semear esperança. De um modo muito pessoal, abrir as portas da igrejas é fácil, contudo é preciso em tudo, aprender um novo estilo de vida e combater assim, o vírus do egoísmo e dos interesses privados; e para isso, a Igreja se faz presente como mãe, mestra e educadora”, disse o arcebispo.

Durante toda a celebração, as portas e janelas devem permanecer abertas. O protocolo estabelece a limpeza pelo menos três vezes nos dias em que houver missas do local e dos objetos litúrgicos. Na entrada da igreja, deve ser colocado um cartaz com o número máximo de participantes em relação à capacidade do espaço e as medidas de higienização. 

A catequese de adultos e crianças fica suspensa durante esta fase e as igrejas devem permanecer abertas mesmo quando não haja celebração, para oração pessoal dos fiéis.