Geral

Agentes suspendem entrega de alimentos e provoca revolta em famílias de presos

Familiares bloquearam uma das pistas da BR-104, em frente ao Sistema Prisional

Por 7Segundos 17/08/2020 09h09 - Atualizado em 17/08/2020 12h12
Agentes suspendem entrega de alimentos e provoca revolta em famílias de presos
Trânsito segue congestionado - Foto: Recanto Notícias

Familiares de reeducandos bloquearam, na manhã desta segunda-feira (17), uma das pistas da BR-104, em frente ao Sistema  Prisional, no Tabuleiro dos Martins, parte alta de Maceió. Eles cobram a entrega de alimentos, que foi suspensa mais uma vez pelos agentes penitenciários.

Em nota divulgada à imprensa nesse domingo (16), o Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindapen) adiantou que não haveria recebimento de feiras e visita no sistema prisional nesta semana. A categoria reivindica a realização de concurso público, devido ao baixo efetivo existente atualmente.

O 7Segundos contatou a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas (Seris/AL) que informou que, por enquanto, não vai se pronunciar sobre o assunto.

A reportagem também procurou a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) que informou que a realização de concursos foi paralisada em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A pasta reforçou ainda, que, assim que houver uma estabilização do cenário atual, definirá o planejamento dos certames que devem ser realizados em Alagoas.

Nota do Sindapen:

O sindicato dos policiais penais do Estado de Alagoas, SINDAPEN, vem informar a sociedade alagoana que não haverá recebimento de feiras e visita no sistema prisional a partir desta semana. Tendo em vista que representantes do Governo anunciaram de forma precipitada um calendário para o retorno das entregas de matérias, feiras e da visitação de familiares.

Porém, a execução desses procedimentos continua comprometendo a segurança do sistema prisional, colocando em risco a vida dos funcionários, presos e seus familiares. Ressaltamos que a solução dessa problemática foi apresentada por este sindicato e aceita por representantes do governo, que se comprometeram a atender as pautas para que o sistema prisional não entrasse em colapso, mas esse acordo foi mais uma vez descumprido pelo Estado.

Ressaltamos também, que a pandemia ainda é uma ameaça exponencial no sistema e que o número de presos que estão sendo infectados só aumenta, e somente no Baldomero foi confirmado 13 casos de uma testagem de 20 presos, na última semana.

Por fim, os representantes dessa entidade sindical afirmam que a solução para essa problemática depende do cumprimento da pauta acordada entre a categoria e o governo, como aumento de efetivo por concurso público, e condições dignas de trabalho. Firmamos também que o bom senso prevaleça e que o governo siga pelo caminho correto e evite mais uma vez problemas no sistema prisional.

DIRETORIA SINDAPEN