Religião

Festa da Padroeira de Maceió inicia na Catedral com público reduzido

Serão três missas diárias para distribuir fiéis e evitar aglomerações

Por Marcos Filipe Sousa 17/08/2020 14h02 - Atualizado em 17/08/2020 15h03
Festa da Padroeira de Maceió inicia na Catedral com público reduzido
Catedral foi reordenada para atender protocolo sanitário - Foto: Cortesia/ Pascom Arquidiocese de Maceió

A festa da padroeira de Maceió, Nossa Senhora dos Prazeres, iniciou nesta segunda-feira (17) com a Catedral Metropolitana, no Centro da cidade, totalmente reorganizada para atender os protocolos sanitários em meio a pandemia da Covid-19.

Para quem é acostumado a encontra a Igreja sempre cheia, irá estranhar a distribuição dos bancos e cadeiras, cumprindo o distanciamento social.

Padre Alex Sandro, do bairro do Clima Bom, foi o primeiro a celebrar com a missa de meio-dia que marcou a reabertura da Catedral. Ele recordou que as paróquias reabriram no final de semana, representando a esperança durante pandemia da Covid-19. “Em meio as tristezas, Maria nos apresenta as alegrias, o próprio Jesus; para nos motivar ainda mais, e a vivermos essa festa, com uma configuração diferente, mas com a mesma fé”.

Durante os nove dias, ocorrerão três missas diárias para distribuir a quantidade de fiéis, evitando assim aglomerações.

Com tema “Maceió vos venera Maria, tomai conta de nossa cidade”, haverá celebrações diárias às 6h, 12h e 17h, ambas transmitidas pelas redes sociais da Arquidiocese, assim como a novena das 19h.

Seguindo o protocolo sanitário para participar das missas, os fiéis devem fazer o agendamento online. Basta entrar em contato nas redes sociais da Catedral Metropolitana ou da Arquidiocese de Maceió.

Neste primeiro momento, pessoas acima dos 60 anos, crianças, portadores de doenças crônicas ou do grupo de risco, devem permanecer em casa e acompanhar pelas redes sociais.